Programação gratuita do MIS conecta passado e futuro na 19ª Primavera dos Museus

Renovado e ampliado, o Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é um dos espaços principais da diversificada e gratuita programação da 19ª Primavera dos Museus, que acontece de 22 a 28 de setembro em instituições museológicas de todo o país.

Com lançamento de livros, exibições, oficinas, exposições fotográficas e de artes visuais, o MIS celebra um novo momento de ampliação de seu potencial como polo de vanguarda na preservação e na criação artística.

Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campo Grande (MS) – Foto: Edemir Rodrigues/Cortesia

Confira a programação:

Oficinas

“Registro, manipulação, conservação e preservação de acervos”, de 22 a 24 de setembro (segunda a quarta), das 8h30 às 11h30. Ministradas por Melly Fátima Goes Sena, diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Cristiane Almeida de Araújo Freire, coordenadora do Sistema Estadual de Museus de MS e Douglas Alves da Silva, coordenador do Arquivo Público Estadual

Segunda-feira (22/9): O cotidiano na reserva técnica

Enfoque no cotidiano de ações protocolares dentro da reserva técnica de um museu, destacando cuidados básicos, desde o tipo de vestimenta bem como detalhes com relação ao registro e técnicas de manipulação, conservação e preservação de diferentes tipos de acervo.

Terça (23/9): Acervos em Papel – Documentos e Acervos Fotográficos

Apresenta técnicas básicas de conservação preventiva de acervos em papel, documentos e fotografias. O intuito é compartilhar conhecimentos técnicos e boas práticas para a manipulação, preservação e conservação de documentos textuais e iconográficos.

Quarta (24/9): Preservação / Acervos Audiovisuais

Aborda técnicas básicas de conservação preventiva de acervos audiovisuais, de acordo com as suas especificidades, sobretudo a variedade de formatos físicos, que fazem com que esse gênero mereça atenção diferenciada no seu tratamento arquivístico e de preservação.

Exposição de artes visuais

23 de setembro (terça-feira), às 19 horas

“Passeio da alma” com a artista visual Amanda Monteiro

Exposição com obras inéditas que representam a ânsia em expressar as cores da vida.  Pinturas em acrílico sobre tela evidenciam a sensibilidade da artista ao cromatizar com alegria períodos sombrios, transmutando o nefasto através de uma cartela multicolorida, revelando clusters de nuances e tonalidades que se emaranham como as próprias relações humanas.

Exibição de filmes – Lançamento do Projeto “Cine Meio Dia”

24 de setembro (quarta-feira), às 12 horas

Cumprindo seu papel de difusão da produção audiovisual, o MIS oferece ao público no seu horário de almoço uma alternativa para conhecer mais sobre a produção audiovisual regional, nacional e até internacional. Uma programação de curtas metragens que se estenderá do meio dia às 13h30, trazendo sempre uma combinação de diversas linguagens da produção audiovisual de criadores de diferentes lugares do estado, do Brasil e do mundo. As exibições ocorrerão de segunda a sexta, das 12h às 13h30, sempre com entrada gratuita.

Exposições fotográficas

25 de setembro (quinta-feira), às 18 horas

“Parto: Histórias que nascem”

Fazendo parte da programação do 4º Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações e Coletivos de Doulas, a exposição “Parto: Histórias que nascem” oferece olhares de diferentes fotógrafas que destacam o parto como o momento mais sublime da vida. A partir dessa data, a exposição poderá ser visitada até o dia 10 de outubro.

26 de setembro (sexta-feira), às 19 horas

“Nos trilhos da Memória” de Rachid Waqued

Lançada em 2014, a mostra tem como enfoque o centenário da estrada de ferro Noroeste do Brasil, cuja malha de 1622 km ligava Bauru (SP) à Corumbá (MS), fazendo ainda conexão com Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). O público terá a oportunidade de ver uma vez mais essa belíssima exposição que reúne fotografias de Rachid Waqued, fragmentos do filme de David Cardoso “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”, fotografias do Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa identidade e do Álbum Fotográfico do Estado. A exposição poderá ser visitada até o dia 10 de novembro.

Lançamento de livro

27 de setembro (sábado), às 18 horas

Palavras Delas – Uma Coletânea Expressões do Fantástico

“Palavras Delas” é um pequeno exemplo da produção de literatura fantástica de autoras de Mato Grosso do Sul que nos revela inquietação sob a pele, mas também na memória, nas histórias que contaram por aí, dentro de uma parede, nos segredos de família. No desejo por mais…

Na obra estão reunidos contos de Victória Haydée, Gleycielli Nonato Guató, Juliana Feliz, Joseane Francisco, Bianca Machado, sob o pseudônimo de Amana, Tânia Souza e Adrianna Alberti, com prefácio de Márcia Longo Dutra (escritora e Mestre pela UFMS) e prefácio e capa de Carolina Mancini (escritora e Mestre pela PUC-SP).

Primavera de Museus

Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a Primavera dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e visa aproximar o público destas instituições. As atrações são gratuitas é acontecem em diferentes instituições museológicas aqui de Mato Grosso do Sul. Confira tudo aqui.

No centro dessa celebração está o MIS, fundamental para salvaguardar, apresentar e fomentar a arte audiovisual no estado. O espaço tem atuado intensamente para fortalecer sua vocação de preservar memórias visuais e sonoras, reconectando o passado ao presente e inspirando o futuro. Acumula um rico acervo audiovisual: mais de 180 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

O MIS tem buscado ampliar cada vez mais sua atuação como espaço de preservação da memória e, ao mesmo tempo, de estímulo à criação contemporânea. A programação desta Primavera dos Museus mostra a diversidade de atividades que oferecemos gratuitamente à população, reafirmando nosso compromisso em abrir as portas do museu para novos públicos. Mais do que eventos, tratam-se de oportunidades para fortalecer o papel do MIS no contexto cultural do Estado, conectando passado, presente e futuro através da arte e do audiovisual”, destaca o coordenador do Museu, Márcio Veiga.

Recentemente foi inaugurado no MIS um novo Núcleo de Produção Digital (NPD), espaço pensado para apoiar produções locais, digitalização de acervo e experimentação audiovisual com tecnologia.

Serviço: O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, centro de Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo