A programação do 57.º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2025, evento que acontece em formato presencial no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), entre 14 e 16 de outubro, contempla o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue, Embalagens e Reciclagem, realizado ao longo do dia 15 de outubro.

Foto: Divulgação
Organizado pela Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Celulose e Papel (RIADICYP), o Simpósio tem o propósito de discutir temas emergentes da indústria de celulose e papel em diferentes países, com o apoio de suas associações locais. “A primeira edição do Simpósio foi realizada no Brasil, como um evento satélite independente, durante o Congresso ABTCP 2009, com foco no conhecimento fundamental sobre reciclagem de papel. O segundo, realizado na Argentina em 2011 e organizado em conjunto com a AFCP, abordou a eficiência energética na indústria de celulose e papel. O terceiro, realizado no Brasil em 2019, explorou as tendências fundamentais e tecnológicas no segmento de papel tissue. Agora, temos o orgulho de anunciar a quarta edição do Simpósio, novamente em parceria entre a ABTCP e a RIADICYP, com enfoque voltado aos desafios de pesquisa e tecnologia em embalagens de papel”, contextualiza Viviane Nunes, head de Educação da ABTCP.
O programa do Simpósio 2025 partirá do tema central Pesquisa e Tecnologia de Embalagens de Papel para destrinchar os seguintes pontos principais: reciclabilidade de fibras de embalagens de papel; embalagens com revestimentos kraft; embalagens de papel para moldes; barreiras para embalagens; embalagens para contato com alimentos; biopolímeros e embalagens; propriedades físicas e métodos e medições de avaliação, e produtos e desafios tecnológicos. “Todos esses tópicos, sem excluir outros relevantes, serão abordados de forma interdisciplinar, incluindo tecnologias de manutenção e fabricação”, antecipa Song Won Park, professor doutor de Engenharia Química da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Comitê Organizador desta edição do Simpósio.
“ABTCP e RIADICYP têm uma parceria já consolidada, de longa data, contribuindo fortemente na antecipação e no avanço de conceitos que passaram a ser difundidos no mercado depois de três a cinco anos, tais como produtividade e competitividade, economia circular, bioeconomia, transformação digital, nanocelulose e energia”, destaca Park. “As tendências relacionadas à sustentabilidade têm feito as embalagens moldadas e de kraftliner avançarem rapidamente. É, sem dúvida, um momento oportuno para aprofundarmos o enfoque técnico”, reforça o convite.
Para proporcionar oportunidades para engenheiros e pesquisadores de diferentes países trocarem resultados recentes relacionados ao conhecimento sobre embalagens de papel, o Simpósio traz uma lista de palestrantes renomados. Confira abaixo.
Destaques do 4º Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue, Embalagens e Reciclagem
- Dr. Tizazu Mekonnen, da Universidade de Waterloo:Diretor do Programa de Doutorado, tem Cátedra de Pesquisa do Canadá em Polimeros Multifásicos Sustentáveis, além de atuar como editor da importante revista científica Chemical Engineering Journal.
Seus interesses de pesquisa abrangem um amplo espectro de tópicos nas áreas gerais de polímeros de base biológica, processamento de polímeros, nanomateriais sustentáveis e (nano) compósitos poliméricos.
- Dra Ericka Redmond, da SUNY College of Environmental Science and Forestry, EUA:A Professora tem ampla gama das áreas de interesse em pesquisa em fibras celulósicas, nanocelulose, recobrimento e barreiras. Também tem larga experiência em novas tecnologias voltadas à produção de novos papéis, papéis e embalagens especiais com barreiras renováveis e nanoceluloses, em scale-up da produção de nanocelulose e em formação de clusters pré-competitivas.
- Profa Dra Marisa Padula:Especialista em avaliação do potencial de interação embalagem/produto e membro do Grupo de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também é presidente da Regional Brasil da EHEDG – European Hygienic Engineering & Design Group (Grupo Europeu de Engenharia e Desenho Sanitário de Equipamentos) e docente do curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do ITAL, referência mundial em
- Dr. Jürgen Belle,da Universidade de Munique: Construiu uma reputação consolidada em meio empresarial e acadêmico, devido à sua larga experiência em ambas as atividades. Atua como consultor acadêmico para Materiais Sustentáveis e Design de Produtos, do Programa de Biofibras e Papel. A expertise soma tecnologia de processo de produção de papel e papelão; teste de materiais e garantia de qualidade; engenharia de processos de preparação de estoque; resíduos de papel e reciclagem de engenharia de processos; engenharia de plantas e processos para produção de papel; utilização de matérias-primas renováveis, desenvolvimento de papel e otimização de produtos, além de uma boa infraestrutura de laboratório de pesquisa e serviços. Coordena ou atua ativamente como membro relevante em diversos projetos voltados à reciclagem de papel.
- André De Marco: Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Assistência Técnica e Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Mercados da Klabin, tem extensa experiência em condução de atividades em várias empresas, com carreira executiva construída nas áreas Comercial, Exportação, Marketing, Inovação e Estratégia (segmento B2B), conduzindo equipes e liderando notavelmente a condução de projetos.
- Guilherme Bazzegio da Fonseca:Gerente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Suzano, tem vasta experiência em inovação, desenvolvimento de novos produtos, qualidade, experiência do cliente e planejamento estratégico. Experiência internacional na implementação de estratégias para alavancar o posicionamento global de clientes com foco em resultados e pessoas. Desenvolveu atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviço Técnico e Desenvolvimento também em outros setores, como O&G (Oil and Gas).
- Dra. Patricia Yasumura: Chefe de Laboratório de Celulose e Papel do IPT e professora de curso de Mestrado Profissional do IPT. Também é chefe de Laboratório de Embalagens e trabalha em Centros Avançados, liderando projetos de pesquisa em celulose, papel e embalagens. Conduziu inúmeras prestações de serviços e coordenou vários projetos de desenvolvimento de processos e produtos. Sua área de atuação vai desde biorrefinaria, análises físicas e metrologia até ensaios, qualidade de papel e embalagens.
Inscrições para o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue, Embalagens e Reciclagem
O Simpósio de Embalagens será realizado durante o 57.º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2025, realizado entre 14 e 16 de outubro de 2025, no Novotel Center Norte (São Paulo/SP). Os inscritos para a programação do dia 15 de outubro, do ABTCP 2025, terão acesso tanto ao Simpósio de Embalagens quanto às demais palestras das Sessões Técnicas do Congresso. Inscreva-se pelo link www.abtcp2025.org.br/inscricao.