Um fazendeiro de 48 anos foi autuado e multado nesta quarta-feira (22), por devastação e desmatamento ilegal de árvores nativas em sua propriedade rural, localizada no município de Maracaju, Região Central de Mato Grosso do Sul.

Foto: PMA/MS/Divulgação
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o flagrante aconteceu quando policiais militares faziam uma fiscalização de rotina na região, denominada de Operação Biomas.
Os policiais ambientais constataram o desmatamento e autuaram administrativamente o infrator, que foi multado em R$ 5 mil. Foram apreendidos cerca de 56 m³ de madeira nativa cortada ilegalmente de uma área protegida por Lei.
Segundo a PMA/MS, o produtor rural alegou ter autorização para retirar a madeira da área. No entanto, os documentos apresentados permitiam apenas o aproveitamento de árvores mortas.
Os policiais militares ambientais constataram ainda que o corte envolvia árvores vivas e de grande porte, com a Aroeira (Myracrodruon urundeuva), Angico (Anadenanthera macrocarpa) e Ipê (Handroanthus), todas espécies nativas e protegidas por leis ambientais.
Foi constatado ainda que os trabalhadores fizeram uso de motosserras e máquinas pesadas para o desmatamento ilegal de Áreas de Reserva Legal. A área desmatada corresponde a 0,80 hectare.
Além do Auto e Infração e da multa, os policiais ambientais também emitiram um Termo de Paralisação Imediata da Atividade.
O produtor rural vai responder na Justiça por Crime Ambiental.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS










