Quem tem animal de estimação, principalmente cães, precisa cuidar do peso dele. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP atestou que 40% dos cães de São Paulo estão acima do peso ideal.

Crédito: gradyreese/iStock
Assim como os humanos, os animais podem desenvolver problemas de saúde, caso estejam acima do peso, tais como complicações nas articulações e problemas cardiovasculares.
Alimentação
A alimentação adequada e balanceada está associada à qualidade de vida e ao bem-estar dos cachorros. As rações de qualidade possuem nutrientes especiais para a dieta do cão e evitam que consuma sal, gorduras e açúcares em alimentos humanos.
Em todas as embalagens, há a quantidade ideal que deve ser oferecida ao cão, de acordo com o porte, e as porções recomendadas. Ao contrário do que muitos fazem, a ração não deve ser deixada à disposição, e sim oferecida em horários fixos.
Rações expostas por muito tempo perdem a qualidade, e alimentar o cachorro com comida de ser humano prejudica sua saúde.
Escore corporal
Há uma maneira útil de perceber se o peso do animal está adequado: basta utilizar a base do escore de condição corporal, baseado na aparência física vista de cima. Se as costelas e a coluna do cão estiverem aparentes vistas de cima ou de lado, ele está abaixo do peso.
O peso ideal é definido quando é possível tocar as costelas abaixo de uma fina camada de gordura e ver a cintura e o abdômen do animal. Caso haja excesso de gordura e a cintura seja imperceptível, é um sinal de alerta para o sobrepeso.
Porte
Para a nutrição do cachorro, é preciso avaliar o estado do corpo dele e também o seu porte, classificado em pequeno, médio ou grande. Cada animal é único, dependendo da raça e da observação do veterinário.
Para cães pequenos, o peso varia de 6 a 10 kg; para médios, de 11 a 25 kg; e, para grandes, até 45 kg. Mas é preciso realizar uma avaliação médica para constatar demais parâmetros, como sexo, idade e nível de atividade.
Controlar o peso
Além da aparência visível do cão, o profissional de veterinária deve avaliar os exames nutricionais e a quantidade de músculos do animal que estiver acima do peso.
O controle do peso do cão é fundamental para uma vida longa, pois a obesidade é uma doença que causa mau funcionamento do metabolismo e sobrecarrega o coração. Portanto, os tutores devem monitorar o peso para, inclusive, comprar medicamentos na dose correta, como o Bravecto 10kg a 20kg ou para pesos superiores, por exemplo.
Para controlar o peso, pode ser necessário incluir rações dietéticas ou mudanças na rotina para perder calorias e se manter saudável. Sob orientação do médico, frutas e alimentação natural são indicadas em alguns casos.