O papa Leão XIV lembrou neste sábado (24) do aniversário de 10 anos da encíclica ambientalista de Francisco, a “Laudato si'” (em português, “Louvado sejas”), e renovou o apelo pelo diálogo em prol de um desenvolvimento sustentável e integral.

Leão XIV se reuniu com funcionários do Vaticano e familiares | Ansaflash
“Dez anos de ‘Laudato si’. A Encíclica do papa Francisco nos convoca a renovar o diálogo sobre como estamos construindo o futuro do planeta, unindo-nos na busca por um desenvolvimento sustentável e integral e cuidando da proteção da casa comum que Deus nos confiou”, escreveu o Pontífice norte-americano em seu perfil oficial no X.
O documento foi publicado em junho de 2015, com críticas ao consumismo desenfreado e um pedido por novos modelos de desenvolvimento que levem em conta a proteção do planeta.
A “Laudato si'” foi a segunda encíclica de Jorge Bergoglio, falecido em 21 de abril, mas a primeira inteiramente sob sua responsabilidade, já que a “Lumen fidei” (“Luz da fé”), de 2013, havia sido escrita em sua maior parte por Bento XVI.
Também foi a primeira vez que um líder da Igreja Católica dedicou uma encíclica ao tema do meio ambiente, bandeira do pontificado de Francisco.