A ONG americana StandWithUs organizou um protesto neste domingo (6), na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, contra a perseguição de minorias promovida pelo Irã, que participa da cúpula de líderes do Brics.

Grupo criticou perseguição de minorias promovida por Teerã | Ansaflash
Os ativistas do grupo colocaram em uma faixa de areia diversas bandeiras do orgulho LGBTQIA+ e forcas. Eles também posicionaram placas com os dizeres: “O Irã mata gays em praça pública”.
A delegação iraniana que permanecerá no Rio de Janeiro entre hoje (6) e amanhã (7) para a reunião do Brics não tem o presidente do país, Masoud Pezeshkian, entre os participantes.
“Recentemente admitido no grupo, o Irã tem por política de Estado o assassinato público de gays. Por isso, a escolha de mil bandeiras do orgulho LGBTQIA+ e 10 forcas para serem colocadas na praia, bem na altura da Rua Farme de Amoedo, tradicional ponto de encontro dessa comunidade na cidade. Essa é uma lembrança de que o Irã é contra a liberdade, não só de gays, mas também de mulheres, cristãos e outras minorias. O Irã não pode ser amigo do Brasil”, escreveu a ONG em suas redes sociais.