Oficinas do Festival de Inverno de Bonito abordam artes, geração de renda e inclusão

Tem de tudo: Oficinas do Festival de Inverno de Bonito abordam artes, geração de renda e inclusão

Foto: Divulgação

O Festival de Inverno de Bonito começa no dia 20 de agosto (quarta-feira). E além das múltiplas atrações musicais e cênicas em um cenário espetacular, o evento contará, desde o primeiro dia, com diferentes oficinas que abordam o artesanato sul-mato-grossense, a moda, as artes visuais, a cultura popular e a economia criativa. E o melhor: tudo de graça.

Com foco na arte, as oficinas utilizam o aprendizado como alicerce para o protagonismo. Os ministrantes são artistas e produtores de Mato Grosso do Sul e de outros estados, que empregam perícia e criatividade na disseminação dos saberes. As aulas são voltadas para públicos de todas as idades.

Confira todas as oficinas que acontecem no Festival de Inverno de Bonito 2025:

Oficina Modelagem em Argila

Oficina de modelagem em argila – Foto: Divulgação

Com inspiração na cultura de Mato Grosso do Sul, a oficina ministrada pela artesã Andrea Pereira Lacet de Lima revela esculturas femininas temáticas e produtos utilitários e decorativos, todos com a marca da nossa identidade regional.

Especialista em cerâmica de alta temperatura e graduada em psicologia e design de interiores, Andrea Lacet tem uma sólida trajetória como instrutora de artesanato em Campo Grande. Suas criações são baseadas em uma rica mistura cosmopolita, “não reconhecendo fronteiras ou delimitações para o que insiste em surgir”.

De 20 a 24 de agosto, das 14h às 17 horas

Local: CMU

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-regional—modelagem-em-argila/3018757

Oficina Bordado Filé

Oficina bordado filé – Foto: Divulgação

O objetivo da oficina é repassar um conhecimento tradicional: os quatro pontos do bordado filé, trama que é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas e cujos materiais principais são tear e linha de algodão.

É ministrada pela artesã Petrucia Lopes Ferreira (Alagoas), graduada em design de interiores e com grande experiência como instrutora de artesanato. É sócia fundadora do Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (INBORDAL), criado em 2014, para difusão dessa arte.

De 20 a 24 de agosto, das 9h às 12 horas

Local: CMU

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-nacional—bordado-file/3018732

Oficina Paralém do Figurino – Tecendo imagens e figurinos no cinema

Oficina de moda Para além do figurino – Foto: Divulgação

Tem como objetivo apresentar os processos de criação do figurino, desde a pesquisa até a sua concepção visual. Oferecerá ainda ferramentas para pensar as representações visuais já existentes e, a partir disso, poder criar estética de personagens dentro de narrativas audiovisuais: filme, novela, série, etc.

A oficina ministrada por Mayra Barroso é voltada tanto para iniciantes quanto para profissionais que desejam potencializar seu processo criativo.

Dia 20 de agosto, das 8h às 12 horas.

Local: CMU

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-paralem-do-figurino—tecendo-imagens-e-figurinos-no-cinema/3018714

Oficina de Upcycling – Reutilizando, Criando e Transformando

Oficina de Upcycling – Foto: Divulgação

Ministrada pela artesã Erondina Mancuelho Peralta, a oficina ensina técnicas sustentáveis como patchwork, aplicação de patches, desmontagem de peças, corte e costura, além de design e modelagem de novas criações.

O objetivo é unir moda e consciência ambiental, seguindo os princípios dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Recriar. Erondina utiliza da costura criativa para valorizar a cultura local e as temáticas regionais

Dias 20 a 24 de agosto, das 13h às 17 horas.

Local: Feira do Produtor

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-upcycling-reutilizando-criando-e-transformando/3028583

Oficina Literatura Surda – Adaptações de Contos Infantis em Libras

Fernanda Reverdito (Contação de História) – Foto: Civulgação

O curso promove o acesso à literatura infantil por meio da adaptação de contos e poesias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), valorizando a linguagem visual e simbólica da cultura surda. Estimula a expressão artística em Libras, aprofundando o entendimento sobre suas estruturas linguísticas e gramaticais, além de fomentar espaços de troca, escuta e reflexão entre pessoas surdas e ouvintes.

Por meio da contação de histórias, da prática de poesias sinalizadas e da análise de elementos literários, o projeto realizado por Alessandra Souza contribui para a construção de uma mediação literária mais inclusiva, sensível e representativa.

Dia 21 de agosto, às 9 horas

Local: Lounge Educativo Geek-Literário

Inscrições: https://forms.gle/aDgmJe1vH9Q7Wwn1A

Oficina de Sketchers

Oficina de Sketchers – Fotos: Divulgação

Com toda uma comunidade global de artistas e fãs, os Sketchers retratam paisagens urbanas, registros que perpassam a arte. São também fontes culturais e históricas. O ministrante Fabricio Martins é um artista visual especialista em aquarela e paisagens urbanas. Faz parte do grupo brasileiro de Urban Sketchers, onde descobriu seu interesse por aquarelas de ruas, prédios e a paisagem urbana, tanto de metrópoles quanto de cidades interioranas.

O artista desenha profissionalmente há três anos. Inicialmente com pintura digital, se aventurou no desenho à mão livre com marcadores antes de encontrar sua paixão na aquarela. Domina várias técnicas e se inspira na história das ruas das cidades para desenvolver seu trabalho. Suas exposições incluem mostras em Campo Grande (MS) e Assunção (Paraguai).

Dias: 21 a 24 de agosto, a partir das 14 horas.

Local: Lounge Educativo-Geek

Inscrições: https://forms.gle/cEjutsjxw8gsmc4z5

Oficina de Catira e de Viola Caipira

Ministrantes da Oficina de Catira – Foto: Divulgação

Desenvolvida em duas etapas, aborda um dos mais tradicionais instrumentos da música dos sertões do Brasil e uma expressão que transcende seus acordes. É desenvolvida pelos ministrantes Ariane Rodrigues e Girsel da Viola.

Ação 1 – Oficina de Viola Caipira e Ritmo da Catira, com Girsel da Viola, uma imersão nos toques tradicionais da viola caipira em afinação Cebolão em Mi, com foco no acompanhamento da catira e hístória. Os participantes aprenderão batidas típicas, toques regionais, estrutura rítmica da catira e fundamentos da música de raiz.

Ação 2 – Oficina de Catira com Preparo Corporal, com Ariane Rodrigues, momento de prática com demonstração e ensinamento dos passos tradicionais da Catira, incluindo a sequência de palmas, sapateado e sincronia. A atividade inicia com alongamento e preparo físico específico para evitar lesões e aumentar o rendimento corporal, adaptando a dança para públicos diversos, inclusive iniciantes, e orientação sobre vestimenta e traje típico.

Dias 21 e 22 de agosto, a partir das 9 horas.

Local: Clube do Laço

Inscrições: https://forms.gle/sXYyRvda4cCsf79j6

Oficina de Vivência Berranteira: Mulheres no Berrante

Vivência Berranteira – Foto: Divulgação

A oficina Mulheres no Berrante é ministrada por Fernanda Reverdito e sua mãe, Ramona, gestoras da Casa da Memória Raída. O museu preserva a rica memória cultural da região de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, e é um espaço dedicado a manter vivas essas tradições tão especiais. É aberta a todo público.

Dia 21 de agosto, às 14 horas.

Local: Casa da Memória Raída

Inscrições: https://forms.gle/LWPGTvaJVpo6stzs8

Oficina de Capoterapia

Capoterapia – Foto: Divulgação

A Capoterapia é uma vertente da capoeira que utiliza alguns dos seus elementos em atividades físicas orientadas a idosos. Sua musicalidade proporciona descontração e resgata a memória do folclore nacional. A atividade melhora a coordenação motora, a força muscular, a autoestima e diminui a depressão.

Será ministrada pelo Professor Sandrão. Não necessita de inscrição.

Dia: 22 de agosto, às 7h30.

Local: CMU

Oficina de Capoeira Infantil

Oficina de Capoeira Infantil – Foto: Divulgação

Considerado não só um esporte, mas uma expressão cultural que mistura arte marcial, dança, música e bem-estar físico, a capoeira é uma atividade com enorme potencial para ser trabalhada na educação infantil.

Ministrada pelo Mestre Liminha, foca a união, o companheirismo e o respeito.

Dia 22 de agosto, às 9h30.

Local: CMU

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1pu2yDmDdGQrQVDjHI0K9-0qYYKGe-NGWr6jHQEAT4dg/edit

Serviço: Saiba mais sobre o Festival de Inverno de Bonito 2025 e as atrações no nosso site: https://mscultural.ms.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo