O que esperar do mercado de pisos e revestimentos no Brasil em 2025

Tecnologia, reforma e consumo consciente definem as novas direções do setor de pisos e revestimentos no Brasil

Todos os setores do mercado podem apresentar tendências, e com o setor de pisos, isso não é diferente. Seja para distribuidores, fabricantes ou todos os tipos de comércios destes materiais, fato é que sempre há novas oportunidades para a área. Primeiramente, porque se trata de um produto com os mais variados tipos de materiais, e, é claro, porque os pisos são essenciais para qualquer imóvel.

Crédito: vovashevchuk/iStock

São os revestimentos que dão “a cara” de lares e comércios, sendo responsáveis direta ou indiretamente pelas sensações de bem-estar na decoração, agregando valor a estes lugares. E investir nesse nicho de mercado é um retorno certeiro. Mas, afinal, quais são as principais tendências para pisos e revestimentos no ano de 2025 e como está o mercado atualmente? Confira a seguir!

Panorama do mercado de revestimentos no Brasil

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer), o Brasil é o terceiro país que mais produz e que mais consome revestimentos cerâmicos no ranking mundial – e ainda ocupa o sexto lugar no ranking de exportações.

O mercado de revestimentos representa cerca de 6% do PIB da indústria de materiais de construção, ou seja, trata-se de um mercado muito promissor e importante para toda a economia nacional. A tendência é que haja um crescimento no mercado global de revestimentos a uma taxa média de 5% em relação a 2021, ainda segundo a Anfacer.

Tendências no mercado para 2025

  1. Sustentabilidade

Os materiais que têm menor impacto ambiental, como os recicláveis ou produzidos com menor uso de recursos naturais, já ganham protagonismo em 2025. Mais de 45 mil linhas de produtos já têm EPD (Declaração Ambiental de Produto) – documento que fornece informações transparentes sobre o impacto ambiental de um produto ou serviço.

No Brasil, estão em destaque os materiais cortiça, borracha de base biológica, vinílicos com certificações de baixo teor de compostos orgânicos voláteis (COVs) e linóleo. Eles podem ser um tanto custosos a princípio, mas o retorno vale o investimento: o número de brasileiros preocupados com sustentabilidade sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81%, segundo o levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

  1. Tecnologia

Outro ponto muito importante para as tendências de pisos é a tecnologia, principalmente no que diz respeito ao vinílico. Muitas pessoas pesquisam “piso vinílico preço”, pois o produto tem boa durabilidade e o retorno, sobretudo no cenário tecnológico atual. Na Expo Revestir de 2025, por exemplo, foram lançadas linhas mais resistentes de vinílico para ambientes de tráfego intenso, mostrando como a tecnologia pode elevar a performance do produto.

A realidade aumentada e a inteligência artificial também já estão sendo aplicadas para simulações mais realistas de revestimentos para melhor atender as necessidades dos clientes. E é possível, também, encontrar revestimentos com aquecimento embutido, superfícies com iluminação de LED programável e cerâmica com sensor de umidade, para prevenir infiltrações.Isso alavanca as possibilidades de oferecer mais comodidade para os clientes, para além de apenas um revestimento.

  1. Reformas e retrofit

Os brasileiros estão considerando reformar suas casas, segundo dados do Construshoppers: 33% planejam fazer uma reforma, com mais foco nos quartos e nos banheiros.

Além das reformas de lares domésticos, há também um crescimento de retrofit de prédios comerciais e residenciais. O retrofit tem o objetivo de modernizar os prédios, revitalizando a estrutura sem deixar de lado a estética e a estrutura original. Estas intervenções ajudam a consumir até 30% menos energia.

Os materiais mais procurados para as reformas são porcelanatos em grandes formatos, pisos vinílicos, revestimentos cimentícios e cerâmicas restauradas. E tanto as reformas ordinárias quanto os retrofits mostram o quanto o setor está priorizado entre os brasileiros.

  1. Personalização

Cada vez mais, os consumidores estão valorizando a personalização de seus produtos, e isso também acontece no mundo dos revestimentos. Os clientes estão buscando por revestimentos que proporcionem experiências únicas de conforto, estética e funcionalidade.

De acordo com a ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores), 61% dos projetos residenciais em 2024 tiveram algum nível de personalização nos revestimentos. Isso inclui padrões exclusivos, texturas táteis, paletas sob medida e quaisquer outras formas de tornar o revestimento único. Sem dúvidas, um nicho bastante promissor para investimento, e que crescerá consideravelmente nos próximos anos.

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