
Crédito: Group4 Studio/iStock
A paixão por automóveis faz os brasileiros superarem desafios com custos de compra e manutenção, burocracias e longas horas no trânsito. Essas questões se tornam pequenas, comparadas a ter um veículo do jeito que sonhou na garagem. No processo para materializar essa idealização, a mudança estética automotiva ocupa um espaço fundamental.
Embora esse mercado ofereça serviços mais simples, como lavagem, polimento e cristalização, são as alterações estruturais que têm despertado o interesse dos motoristas. Para entender o comportamento nesse segmento, a Emaster, empresa referência na fabricação de elevadores automotivos, estudou o padrão de buscas ao longo deste ano.
A base de dados foi extraída do Google Brasil, e as métricas revelaram a funilaria, o envelopamento e o escapamento esportivo como as três customizações mais pesquisadas por quem deseja personalizar o seu carro.

Estilo brasileiro
A intenção dos proprietários em mudar a cor ou rebaixar o automóvel não é novidade. Inclusive, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecem as normas para as modificações. A autorização e a regularização da personalização com o Detran são obrigatórias, e o não cumprimento gera multa.
Dentro da customização, além das possibilidades estéticas com pintura, adesivos, rodas de liga leve e faróis, existem outras categorias com foco em segurança, aprimoramento de performance do motor, conforto interno e modernização. Os resultados obtidos pela pesquisa da Emaster sinalizam quais são as prioridades dos motoristas brasileiros em 2025.
Mudanças estéticas automotivas mais buscadas
Ao longo do ano, as pesquisas feitas no Google orientaram a classificação de preferência entre os consumidores pelos serviços de estética automotiva. No ranking, essas opções de personalização aparecem na seguinte ordem:
- Funilaria (16.000 buscas): mais do que pintura e reparação de danos na lataria, esse cuidado proporciona limpeza, embelezamento e conservação do veículo. Recomendado para solucionar problemas com amassados e manchas causadas pela exposição excessiva ao sol e a intempéries.
- Envelopamento (14.000 buscas): a popularidade desse serviço se justifica pela praticidade e pelo custo acessível. Ao contrário da pintura, que cobre a tinta original, o envelopamento agrega personalidade e textura, de maneira rápida e sem prejuízos à cor natural.
Nos casos em que o envelopamento seja feito com cor diferente da que consta no documento do carro, é necessário solicitar autorização ao Detran para efetuar o serviço, conforme regulamento.
- Escapamento esportivo (9.000 buscas): a substituição é permitida desde que mantenha o mesmo nível de ruído e não afete a eficiência no controle de poluentes. Ainda assim, a instalação precisa ser previamente liberada pelo Detran.
Para realizar a troca, é preciso encontrar uma empresa especializada em estética de carros que possua um elevador automotivo capaz de içar o veículo com segurança durante a montagem. Esse equipamento é responsável por suspender veículos e facilitar o acesso às partes inferiores durante manutenções e reparos.
- Volante esportivo (7.900 buscas): personalizar o interior do automóvel acrescenta mais identidade e conforto. Mas, por se tratar de volante, a troca também precisa de autorização prévia. Afinal, a segurança não pode ser negligenciada, o que inclui os airbags, por exemplo.
- Carro rebaixado (7.000 buscas): regulamentado pelo artigo 6º da Resolução 292/2008 do Contran, o rebaixamento pode ser feito por modelos de até 3,5 toneladas, contanto que se respeite a altura mínima de 100 mm, medidos do solo ao ponto mais baixo do chassi.
A maneira mais eficiente de garantir a conformidade com a lei é checar imediatamente essa distância no momento em que o carro desce do elevador automotivo para a troca do sistema de suspensão. Após concluído o processo, a informação do rebaixamento deve ser atualizada nos registros do veículo.
- Aerofólio (5.100 buscas): esse acessório externo pode ser instalado na traseira do carro para beneficiar a aerodinâmica e a estabilidade da direção. Porém é preciso comunicar o Detran e, a depender do modelo adquirido, custear a emissão de um Certificado de Segurança Veicular (CSV).
- Adesivo automotivo (3.000 buscas): diferentemente do envelopamento, os adesivos automotivos não precisam de autorização prévia, caso não ocupem mais do que 50% do carro.
- Rodas esportivas (2.900 buscas): versões como a de liga leve ou de outras cores são permitidas pela legislação. O que não pode é alterar o diâmetro externo do conjunto de pneu e roda, segundo o Artigo 8º do CTB. Infringir essa regra pode acarretar multa e até mesmo apreensão veicular.
- Pintura de carro (1.100 buscas): a pintura segue a mesma orientação do envelopamento. Isto é, se houver mudança no tom que afete até 50% do original, deve-se regularizar a situação com o Detran.
- Spoiler traseiro (250 buscas): a norma para colocar um spoiler traseiro na parte inferior do veículo é a mesma que se aplica aos aerofólios.
Além das regras para essas transformações, vale ressaltar que colocar itens que prejudiquem a visibilidade no trânsito e retirar bancos para montagem de caixas de som são práticas proibidas.










