O Scania 770 S V8 já foi o detentor do título de caminhão mais potente do mundo — cinturão que ainda ostenta no Brasil, onde reina absoluto com seus impressionantes 770 cv, além dos absurdos 377,3 kgfm de torque. Seria loucura transformar um exemplar desse gigante das estradas em um motorhome de luxo? Para um casal de Santa Catarina, a melhor resposta a essa pergunta seria dizer que se trata da realização de um sonho.

Scania 770 S V8 | Divulgação
Os empresários Marcos Juchem e Ana Patrícia Caye, donos da Arlemar Transportes e proprietários do Scania 770 S V8 convertido em motorhome. O projeto, de autoria da Vegini, empresa especializada em conversões de veículos diversos em motorhomes, levou dois anos para ser concluído e custou R$ 3,3 milhões.

Motorhome possui 13,50 metros de comprimento, 4,40 m de largura e 7,35 m de entre-eixos | Divulgação
O interior, claro, impressiona. A “casa” soma 45 metros quadrados, ampliado por meio de um slide-out que projeta parte da estrutura para fora quando o veículo está estacionado. Isso faz com que o Scania chegue a 4,4 m de largura. Vale frisar que a cabine foi mantida, integrada ao motorhome, e contou com a adição de três bancos da Scania com revestimento premium para acomodar os filhos do casal durante as viagens. Um dos assentos é giratório.

Cabine do motorista aproveita os bancos originais e tem espaço para cinco passageiros viajarem com conforto | Divulgação
O acesso à casa pode ser feito por meio de escada com acionamento elétrico. Quem entra dá de cara com um ambiente que se divide entre sala e cozinha. Há sofá retrátil, lareira, pia, adega, área reservada para armazenar taças, geladeira e micro-ondas. Bom dizer que a decoração do aconchegante lar sobre rodas foi feita por Ana Patrícia.
Na sequência, o corredor tem lavabo de um lado e chuveiro do outro. O reservatório de água da “casa mais potente do Brasil” tem capacidade para 1.000 litros. Para assegurar autonomia elétrica no dia a dia, o casal adicionou ao pacote um gerador Cummins a diesel de 8 kW com silenciador. Além disso, tem Starlink, a internet por satélite de Elon Musk, que propicia conexão à internet mesmo em ambientes inóspitos.

Scania 770 S V8 tem acesso à internet em qualquer lugar, através do Starlink | Divulgação
Passado o pequeno corredor, chega-se ao primeiro quarto. O ambiente tem beliche e uma cama de solteiro que pode ser convertida em cama de casal. Todos os nichos de cama têm TVs de 21 polegadas. No total, são seis televisores, incluindo um aparelho com tela de 75” na área de convívio externa.

Espaço é otimizado para ser uma casa completa | Divulgação
Assim como os outros ambientes, a suíte do casal Marcos e Ana Patrícia tem ar-condicionado split. É um quarto dotado de inúmeros compartimentos; afinal de contas, um motorhome dessa estirpe deve ter área para armazenamento por todos os cantos.
O mesmo conceito de aproveitamento de espaço se replica nos outros cômodos e até na parte de fora — onde, além dos compartimentos, há uma gigantesca segunda cozinha com fogão, pia, geladeira e freezer. Do lado oposto temos uma máquina lava-e-seca de 12 kg. Toda a área externa, usada com o veículo parado, é protegida por um toldo retrátil eletrônico. O sistema de som é da JBL.

Todos os cômodos da casa sobre rodas possuem ar-condicionado | Divulgação
O luxuoso motorhome tem tração 6×2 e tanque com capacidade para 315 litros, o que garante autonomia de 1.200 km. Além disso, o veículo é equipado com o sistema de freios retarder, da Scania, que aumenta a capacidade de frenagem para 1.000 cv. Para fechar, outro superlativo trata-se do entre-eixos, que passou dos 3,35 m originais para 7,35 m — possibilitando a extensão da carroceria. No total, o motorhome mede 13,5 m.

Àrea externa pode ser usada como uma segunda cozinha para fazer um churrasco ao ar livre | Divulgação
Posto tudo isso, imagino que você tenha ficado com vontade de morar sem destino em um veículo similar. Para aguçar ainda mais a inveja, Marcos e Ana Patrícia estão rodando pelo país com sua “casa móvel” de R$ 3,3 milhões. Fizeram, inclusive, a conhecida rota da Serra do Rio do Rastro, pela SC-390. É a casa mais potente do Brasil dando pinta por lugares incríveis.
Ficha técnica Scania 770S V8 6×2 Motorhome
| Motor | Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 16.0, 32 V, turbo, diesel, injeção eletrônica |
| Potência | 770 cv a 1.800 rpm |
| Torque | 377,3 kgfm entre 1.000 rpm e 1.450 rpm |
| Câmbio | Automatizado, 12 marchas |
| Direção | Hidráulica |
| Suspensão | Molas parabólicas (dianteira) e molas parabólicas + ar (traseira) |
| Freios | Tambores + freio motor (300 kW) |
| Pneus | 295/80 R22.5 |
| Dimensões | Comprimento: 13,5 m; Largura: 4m; Altura: ND; Entre-eixos: 7,35 m |
| Tanque | 315 L |
| Peso bruto total | 26.100 kg |
| Cap. tração | 78.000 kg |










