Morreu na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, aos 88 anos, o escritor e jornalista Luís Fernando Veríssimo.
Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto. A causa da morte é complicações devido a uma pneumonia.

Luís Fernando Veríssimo – Foto: Companhia das Letras/Cortesia
Luís Fernando Veríssimo sofria do mal de Parkinson e de problemas cardíacos. Em 2016 ele colocou um marcapasso e em 2021, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Familiares disseram que ele enfrentava problemas de locomoção e de comunicação.
O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Luís Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 1936. Viveu parte da infância nos Estados Unidos (EUA) porque o pai, o escritor Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como “O Tempo e o Vento”, dava aulas de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland.
O escritor começou a carreira no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), como revisor em 1966. No Rio de Janeiro, trabalhou como tradutor. Até 2021, possuía uma coluna no jornal.
O primeiro livro, “O Popular“, foi publicado em 1973. Ao todo, Verissimo teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos.
Com informações das Agências Brasil e Estado