Morreu na manhã desta sexta-feira (23), aos 81 anos, um dos mais celebres e importantes fotógrafos do Brasil e do Mundo, Sebastião Salgado. A causa da morte não foi divulgada.

Fotógrafo Sebastião Salgado – Foto: Acervo Pessoal
Sebastião Salgado nasceu no dia 08 de fevereiro de 1944, na cidade de Aimorés, no Estado de Minas Gerais. Foi mestre em retratar a alma da população indígena brasileira e, sobretudo, a natureza. Suas fotos em preto e branco mostram a realidade nua e crua da vida no Brasil.
A informação do falecimento do fotógrafo foi oficialmente confirmada pelo Instituto Terra, uma Organização Não-Governamental (ONG), fundada pelo renomado fotógrafo Sebastião Salgado.
Apesar da causa de sua morte não ter sido oficialmente divulgada, sabia-se que o fotógrafo tinha um distúrbio sanguíneo causada por malária, contraída na Indonésia. Ele não tratou a doença apropriadamente e, por essa razão, ele decidiu se aposentar do trabalho em campo em 2024.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora“, diz o comunicado do Instituto Terra.

Serra Pelada – Foto: Sebastião Salgado
Através de suas lentes foram captadas imagens importantes da história do Brasil e do Mundo, dos índios brasileiros e da natureza em várias partes do planeta.
Ele conseguiu fotografar pessoas famosas e simples, as maiores belezas naturais e, consequentemente, a degradação dessas paisagens.
Sebastião Salgado ficou famoso ao registrar a Serra Pelada na década de 1980. Dois dos seus registros documentais mais importantes são: “Trabalhadores”; e o ensaio “Êxodos”, que mostra povos migrantes pelo mundo afora. Ao todo, o fotógrafo conheceu e fotografou 120 países.
Formado em Economia, descobriu sua paixão pela fotografia em 1973 e, desde então, nunca mais deixou de nos presentear com belas imagens.
Não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento dele.
Com informações das Agências Brasil e Estado