MIS lança “Cine Meio Dia” com exibições gratuitas de curtas no horário de almoço

Uma nova opção cultural vai movimentar os intervalos do público em Campo Grande: o projeto “Cine Meio Dia”, do Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que exibirá gratuitamente a partir de 24 de setembro (quarta-feira) curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais, sempre de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h30.

Filmagem do Filme ‘Les Garçons’ – Foto: Divulgação

A iniciativa integra a programação da 19ª Primavera dos Museus e nasce com a proposta de aproximar a população da produção audiovisual, oferecendo um espaço alternativo para o contato com obras de diferentes culturas no horário de almoço.

A ideia é fazer com que a população tenha uma nova alternativa cultural em seu horário de almoço e, ao mesmo tempo, abrir as portas do Museu da Imagem e do Som, de forma gratuita, aos novos visitantes”, explica o coordenador Márcio Veiga,

A cada semana, o público poderá conferir uma programação variada de curtas-metragens que destacam a diversidade da produção contemporânea, passando por títulos do estado, do Brasil e do mundo. A partir da estreia, o Cine Meio Dia se integra definitivamente à rotina cultural do MIS, consolidando o espaço como um pólo de difusão do audiovisual em Mato Grosso do Sul.

Cena do Filme ‘Les Garçons’ – Foto: Divulgação

Confira a programação:

24 de setembro (quarta-feira)

BMW Vermelho – Uma família humilde recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados. (Comédia, 2000, direção: Eduardo Ramos Quirino e Reinaldo Pinheiro, 20 minutos).

Chapéu do meu avô –  O filme mostra de forma sensível a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. (Documentário, 2004, direcão: Julia Zaika, 28 minutos).

Les Garçons – Gravado em Corumbá (MS), o curta revela um velho maitre que prepara um último jantar à espera de um amor do passado, em um restaurante parisiense em ruínas, devastado por um incêndio durante revoltas populares. Para essa noite especial, ele contrata um garçom, e o diálogo entre os dois revela profundas feridas emocionais e sociais — um espelho das dores, angústias, desejos e arrependimentos de uma sociedade marcada pela solidão, pelo egoísmo e pela decadência moral. (Comédia, 2024, direção: Bruno Nishino e Marco Calábria, 34 minutos).

Cena do Filme ‘BMW Vermelho’ – Foto: Divulgação

MIS

Fundamental para salvaguardar, apresentar e fomentar a arte audiovisual no estado, o Museu da Imagem e do Som tem atuado intensamente para fortalecer sua vocação de preservar memórias visuais e sonoras, reconectando o passado ao presente e inspirando o futuro.

Acumula um rico acervo audiovisual: mais de 180 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

Recentemente foi inaugurado no MIS um novo Núcleo de Produção Digital (NPD), espaço pensado para apoiar produções locais, digitalização de acervo e experimentação audiovisual com tecnologia.

Serviço

O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, centro de Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo