Manifestantes incendiam parlamento no Nepal e deixam 19 mortos

Um violento protesto ocorrido entre a tarde de segunda-feira (08) e a madrugada de terça-feira (09) em Katmandu, capital do Nepal, deixou ao menos 19 mortos e centenas de feridos. Os manifestantes incendiaram o parlamento, que foi destruído pelas chamas.

Bandeira do Nepal – Foto: istock/Cortesia

Devido as manifestações, o primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, renunciou ao cargo e seu paradeiro é desconhecido. Os prédios do parlamento nepalês ficaram totalmente destruídos e todos os documentos, alguns históricos, foram consumidos pelo fogo.

Além dos prédios públicos, os manifestantes também incendiaram algumas residências de ministros, cujas famílias conseguiram sair ilesas, procurando abrigo em casas de amigos e parentes.

O presidente do Nepal, Ram Chandra Paudel, aceitou a renúncia do premiê e pediu para que a população evite sair às ruas, afim de evitar mais violência no país. Ele já começou a debater com os políticos e ministros possíveis nomes para assumir o cargo de primeiro-ministro.

Diante da crise e da violência, o presidente nepalês não descarta a possibilidade de decretar Lei Marcial e toque de recolher no país, com o objetivo de evitar novas ondas de violência.

Helicópteros militares estão retirando das respectivas residências, os familiares de ministros que ainda se encontram na capital do país.

O prédio da Suprema Corte do país também foi incendiado e os juízes foram retirados do local em helicópteros.

Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo