Jornada do Patrimônio Cultural terá ampla programação pela Fundação de Cultura

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/MS, realiza a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, que será realizada em agosto de 2025. A ação inédita no estado integra as comemorações do Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense, celebrado em 17 de agosto, e se alinha ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, homenageando o legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do SPHAN (atual IPHAN).

Foto: Divulgação

Com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”, a edição de 2025 propõe um olhar para as raízes culturais do estado, abrangendo desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.

A Fundação de Cultura oferece uma ampla programação, que começa no dia 11 de agosto, às 17h30, no Arquivo Público Estadual, com a Exposição Fotográfica “Erva Mate – Nos tempos dos Ervais por Hélio Serejo”. A exposição traz o acervo do Arquivo Público Estadual, Instituto Histórico e Geográfico de MS e de Helta Barbosa Serejo, numa parceria do acervo de objetos e documentos referentes a Hélio Serejo.

No dia 12 de agosto, também às 17h30, no auditório do Museu da Imagem e Som (MIS), será exibido o documentário “CAÁ – A Força da Erva”, com direção de Lu Bigatão. Haverá um bate-papo com a diretora, mediado pelo coordenador do MIS, Marcio Veiga.

Será realizado no dia 13 de agosto, às 17h30, na Biblioteca Dr. Isaias Paim, o Tereré Literário – “Pesquisa e produção científica referente à erva mate e ao tereré”, com os convidados Prof.ª Dr.ª Carla Villamaina Centeno (UEMS) e Prof. Dr. Carlos Barros Gonçalves (UFGD), com mediação Prof. Me. Douglas Alves da Silva, coordenador do Arquivo Público Estadual. Haverá uma apresentação musical com Fabio Kaida.

No dia 14 de agosto às 17h30, na Bibioteca Dr. Isaias Paim, o Treré Literário será “Em memória a Hélio Serejo”, com os convidados: Ciro Ferreira –  Contação de Histórias para adultos – “Dos Hélios, O Serejo” e Helita Serejo (filha de Hélio Serejo) e abertura com apresentação musical de Gerson Douglas.

Mais um Tereré Literário será realizado no dia 15 de agosto, às 17h30, na Biblioteca Dr. Isaias Paim, com o tema “A presença da erva mate e do Tereré em MS – do plantio ao consumo”. Os convidados serão David Lourenço (Coordenador Certificação da Secretaria de Agricultura Familiar do Governo de MS) e Raquel M. K. Rossignoli Barizon (Mestranda UFMS, integrante no núcleo de pesquisa “Terapia e Ergogênese da Erva Regional TERERÉ”), mediação Prof. Me. João Santos (IPHAN/MS). Abertura com apresentação musical de Maurício Brito & Humberto Yule.

O encerramento será no dia 16 de agosto, a partir das 17h30, na Superintendência Estadual do Iphan, que fica na Rua General Melo, 23, Vila dos Ferroviários. Haverá Exposição de Artes Visuais –  um apanhado do acervo adquirido através da PNAB pela FCMS; apresentação do Grupo Conterrâneo Capoeira – Mestre Liminha; Feirinha do Laricas – Laricas da Lú; Massas Capivara; Comidinhas e bebidas Food Truk, Zezé do Acarajé; Show Matú Miranda às 19 horas; Grupo TEZ intervenção Baile Charme – “O Baile é Nosso e o Charme é Preto” (Letícia dos Santos TGB DJ).

*Comunicação Setesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo