Interesse por cursos de pós-graduação cresce 22% entre os brasileiros; descubra as opções mais buscadas na internet

Dado, divulgado recentemente pela escola de negócios Conquer, revela alta procura por especializações e MBA, de preferência na modalidade remota

Em meio às novas demandas do mercado de trabalho, que tem exigido conhecimentos e adaptação constante, o próximo semestre promete ser otimista para os programas de pós-graduação. Segundo um estudo da Conquer Business School, que analisou o comportamento digital dos internautas, as buscas online por cursos do tipo saltaram 22% nos últimos 12 meses, rendendo mais de 33 milhões de pesquisas na internet por todo o país.

Crédito: iStock

De acordo com a escola de negócios, as idas mais recentes ao Google, no geral voltadas a áreas como saúde, educação e gestão, se dividem entre três tópicos: a procura por aulas EAD, por trás de 15% das buscas totais, dúvidas sobre como se inscrever e, ainda, um interesse específico pela modalidade lato sensu, focada no aperfeiçoamento prático e profissionalizante — o que fez com que as pesquisas por “especialização” (+233%) e “pós-graduação lato sensu” (+50%) crescessem exponencialmente. 

Ora, mas se os brasileiros parecem de fato mais inclinados a optar por uma pós, quais são as principais apostas dos internautas de acordo com os mecanismos digitais? Como futuros alunos conseguem se beneficiar de tais títulos e conhecimentos em seus campos de atuação? As respostas podem ser acessadas abaixo, onde você confere, do Marketing à Gestão de Projetos, os cursos por trás dos maiores volumes de busca nos últimos meses: 

Quais os cursos de pós-graduação mais buscados pelos brasileiros? 

Mesmo com o aumento do interesse em cursos voltados para o setor de Tecnologia, o levantamento da Conquer evidencia o quanto, ao menos nos últimos 12 meses, a procura por pós-graduações tem sido mais diversa do que parece — abrangendo campos como saúde e bem-estar, desenvolvimento de pessoas e educação.

No país com a maior proporção global de advogados por habitantes, segundo a OAB e IBGE, não surpreende que as pós em uma área tão tradicional movimentem grandes volumes de pesquisa por parte dos internautas. Sendo este um mercado bastante competitivo, o interesse só reforça o quanto especializações e MBA se tornaram, ao longo dos anos, uma forma eficiente de se destacar, sobretudo em nichos promissores como Direito Digital, Compliance e LGPD. 

Tão expressivas quanto a procura por especializações e MBA em Direito são as buscas ligadas a outra área, cujas matrículas, conforme destacou o Inep, dobraram na última década. Estamos falando da Psicologia, promissora principalmente com o boom dos serviços de saúde mental no pós-pandemia, e que engloba, no ranking, três boas alternativas para quem deseja se dedicar ao desenvolvimento humano: o próprio curso de Psicologia, junto das interdisciplinares Neuropsicologia e Psicopedagogia. 

Pensando no cuidado com o corpo, as tantas pesquisas por pós em Estética e Nutrição demonstram dois pontos: o crescimento do mercado de bem-estar e saúde preventiva (que cresceu 18% nos últimos três anos, segundo o Global Wellness Institute) e a procura por formações com certa autonomia — considerando a possibilidade de se atender por conta própria em clínicas ou consultórios.

Vale lembrar que, conforme divulgado pelo Monitor Global de Empreendedorismo, o Brasil já é o segundo maior país quando os assuntos são potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia.

Pós-graduações para se destacar no mundo dos negócios 

No mundo corporativo, investir em uma pós-graduação significa muito mais que “turbinar” o currículo, mas estar melhor preparado para assumir cargos estratégicos, tomar decisões com embasamento e se adaptar às constantes transformações do mercado — algo ao qual os brasileiros estão bastante atentos.

Analisando as buscas online por MBA e especializações, o que não faltam são consultas envolvendo o desenvolvimento de líderes e atuação estratégica nas empresas. Isso aparece em diversas pesquisas: no interesse por formações ligadas ao Direito Médico, cuja atuação vai dos hospitais aos escritórios de advocacia, Psicologia Organizacional, que atua diretamente no clima das empresas, e, ainda, Gestão (seja de Projetos, Pessoas, Comercial, Empresarial ou em Saúde).

Por falar em gestão, dois destaques por trás das buscas online dos brasileiros são os cursos de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas — cujos intuitos são capacitar os profissionais para desenvolver, executar e monitorar diferentes projetos, bem como dominar todos os processos que envolvem recursos humanos, entre a contração, rituais de engajamento e o desligamento.

São opções que podem beneficiar os mais diversos profissionais, sobretudo em um mercado de trabalho tão exigente”, comenta Juliana Alencar, diretora de Marketing da Conquer. “Afinal, mesmo representando funções específicas em algumas empresas, esses conhecimentos têm sido cada vez mais aplicados de forma transversal, seja no Marketing, RH ou Comercial. Apostar uma pós, nesse sentido, pode ser a oportunidade de aprofundar uma habilidade ou adquirir competências valiosas para a própria carreira.”

Mas, afinal, e as pós em IA? 

Sim: embora não esteja entre as opções mais pesquisadas pelos brasileiros, nos últimos meses, os mecanismos digitais registraram picos de interesse por um curso em especial, que deve crescer ainda mais com seu mercado em expansão: as pós-graduações em Inteligência Artificial. 

Para se ter ideia, somente no último ano, buscas por termos como “pós em inteligências artificiais” cresceram cerca de 53%, uma possível resposta à rápida adoção de ferramentas do tipo por parte das organizações, que passaram a exigir qualificação e expertises tecnológicas também de cargos não técnicos.

Mas não são apenas as pós que têm chamado atenção. Com o tema em alta e acessível em diversos formatos, a procura por “curso de IA” deu um salto ainda maior: 174% — muito provavelmente vinda de quem deseja, mesmo diante da flexibilidade das pós-graduações, alternativas mais rápidas e práticas, como workshops e cursos livres.

Podemos pensar na chegada da IA como um novo passo dentro da transformação digital das companhias, que traz consigo novas relações com os dados, ferramentas e processos internos de cada equipe”, explica a Diretora de Marketing da Conquer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo