Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Jorge Gonçalves Filho – Foto: Acervo Pessoal

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo.

De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention Center, participando das palestras e visitando os expositores de produtos e serviços.

Porém, antes de abordar a NRF, vou comentar sobre uma outra reunião anual, restrita às associações do varejo mundial, a FIRA (Federação Internacional das Associações de Varejo), da qual o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) é associado. Nessa reunião participam países de todos os continentes

O interessante de estar com representantes de outros países é verificar que os problemas de todos são muito parecidos, claro que na proporção de cada país: inflação alta, elevada taxa de juros, baixa taxa de crescimento da economia, salários depreciados com consequente redução do consumo, dificuldade para contratar colaboradores com a “skill” adequada, desafios da inteligência artificial (IA) e as incertezas geradas pela taxação do governo americano, isso sem falar na instabilidade política de alguns países e a ampla atuação das plataformas asiáticas, desestruturando os mercados. Esse cenário mundial serve para refletir o comentário do representante da Finlândia que, segundo ele, uma das preocupações é a defesa da fronteira com Rússia. Ou seja, o mundo está em um momento desafiador para o varejo.

Voltando à NRF, onde a língua portuguesa foi definitivamente incorporada na comunicação, nos quadros de avisos, etc., o grande destaque foi a evolução da IA. Palestras e mais palestras apresentaram os benefícios da IA e como não teremos saída: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo.

A IA está sendo amplamente aplicada no backoffice, na logística, na definição da gama de produtos, na aplicação da precificação dinâmica, na identificação das áreas quentes da loja e em vários processos operacionais. Aquela IA que antes apenas respondia às perguntas, consultas dos mais diferentes temas, agora responde, questiona, dialoga, ajuda a decidir e finaliza a decisão do consumidor. Aqui não estamos falando da questão de vídeos interativos, verdadeiros ou fakes, estamos falando da interação completa com o ser humano. É ter o agente de IA que estará sempre à disposição para tudo o que precisar, resolvendo suas questões pessoais e sem questionar a escala 6×1 ou 44 horas de trabalho semanais.

As empresas de varejo que estiverem preparadas para o uso da IA neste estágio avançado apresentado em várias palestras ficarão muito à frente dos seus concorrentes. E as empresas de tecnologia, tais como Google, AWS, Amazon e outras tantas, incluindo startups, estão à velocidade luz, desenvolvendo cada vez mais funcionalidades que eliminam o atrito no atendimento ao consumidor, dão velocidade e simplificam a operação.

Claro, como todo evento de varejo, falou-se do foco no cliente, de interpretar suas necessidades, qual a melhor mídia e forma de desenvolvê-la, de como usar a marca própria para inovação e diferenciação, etc., mas nada foi tão destacado como o assunto de IA.

Com tantas palestras internacionais, cabe destacar com orgulho a apresentação de cases brasileiros demonstrando a aplicação de IA interagindo com o consumidor e incorporada em todos os canais de vendas e operação, como os apresentados pelo Magalu e McDonalds.

Entrar aqui em detalhes técnicos de IA não é o caso e não teria esta capacidade, mesmo porque escolher a melhor tecnologia e onde investir requer muito estudo e análises. O importante é que quem não começou deve começar o quanto antes, e quem já começou, deve acelerar o processo. O mundo do varejo está em acelerada transformação.

*Jorge Gonçalves Filho

Presidente do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo