Inovação e qualidade de vida caminham juntas no segmento de RH

Participamos da edição 2025 do CONARH, maior evento dedicado a empresas do segmento de recursos humanos e gestão de pessoas, há algumas semanas, no SP Expo, e tenho algumas observações sobre o nosso mercado para compartilhar.

Foto: Divulgação

A feira foi um sucesso. Andando pelos corredores, entre os estandes de diversos players importantes desses segmentos, foi possível constatar o surgimento e o crescimento de diversas empresas de benefícios.

É uma prova que as organizações, se ainda não estão, precisam se preocupar com mais do que salário. Para atrair novos talentos e reter profissionais comprometidos, é preciso oferecer oportunidades de saúde e bem-estar, juntamente com desenvolvimento profissional e qualidade de vida. Isso ajuda a reduzir a rotatividade e a garantir a continuidade da experiência.

Acho interessante destacar que alguns novos players nesse segmento de benefícios vêm fazendo uma transição de modelos mais tradicionais para opções mais inovadoras e personalizadas. Isso permite que as empresas criem pacotes mais flexíveis, para atender a cada perfil de colaborador.

Sem dúvida, o futuro do RH passa por essa personalização, pela valorização das pessoas e pelo foco nos funcionários como seres humanos completos, com necessidades variadas e uma meta em comum: bem-estar e qualidade de vida.

Do nosso lado, fizemos questão de mostrar nossa marca e divulgar nossa expertise em tecnologia, como o primeiro agente 100% digital e IA-First para integrar universidades, estagiários e empresas. Ao mesmo tempo, fizemos isso de forma a valorizar as pessoas, o fator humano que utiliza das mais modernas ferramentas para acelerar processos e entregar resultados.

Fomos um dos poucos expositores do evento a apresentar uma ferramenta de IA em ação e mostrar que, por meio de uma plataforma simples e intuitiva, as empresas receberão resultados promissores de seus processos seletivos.

Nossa ferramenta é capaz de realizar, de maneira autônoma, todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, prospecção de talentos, agendamento das entrevistas, avaliação dos perfis e feedback personalizado ao candidato, sem limites de escala.

A análise semântica das respostas dos candidatos/as é um importante diferencial, já que iniciativas similares ainda trabalham com algoritmos mais simples e chatbots que fazem apenas a transcrição das respostas.

Como venho dizendo em meus artigos e palestras, a IA generativa é uma ferramenta que chegou para mudar nosso cenário de trabalho. Mas ela não é um atalho: é um braço direito para acelerar testes, refinar ideias, agilizar processos e tarefas, e que pode, com a ajuda certa de empresas como o WallJobs, oferecer dados para embasar muito melhor um julgamento. Seja na rapidez dos processos rotineiros do RH ou na contratação mais certeira de novos talentos para a sua organização.

*Henrique Calandra é fundador do WallJobs, empresa de tecnologia brasileira que oferece soluções automatizadas para contratos de estágio, autor do livro “Inteligência Artificial Generativa para Iniciantes”, e palestrante de grandes ecossistemas como InovaBRA e Distrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo