Um incêndio de grandes proporções atingiu neste sábado (12) dois silos de armazenamento de grãos de soja de uma empresa em Arroio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

Foto: Corpo de Bombeiros de Arroio Grande/RS – Divulgação
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Brigada Militar (BM), os silos ficam localizados as margens da Rodovia BR-116, a cerca de cinco quilômetros do Centro de Arroio Grande.
Equipes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e enviadas para o local, que foi isolado. Um trecho da rodovia precisou ser parcialmente interditado, para possibilitar o combate às chamas.
Segundo uma fonte do Corpo de Bombeiros, uma das estruturas corre o risco de desabamento e, por essa razão, os militares tiveram que se afastar temporariamente do local.
A equipe de reportagem do Campo Grande Notícias tentou entrar em contato com a Empresa Cotribá, proprietária dos silos, porém não obteve retorno até o momento.
Os militares do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo, após instalar mangueiras especiais em outro silo, que não foi atingido pelas chamas.
As causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas, porém já estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, incluindo a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Os bombeiros estão avaliando a possibilidade de retirada total dos grãos de soja dos silos que não foram afetados, o que pode durar vários dias.
A fumaça que se desprendeu do incêndio já atingiu a cidade de Arroio Grande, provocando transtornos à população. A recomendação das autoridades é para que os moradores evitem sair de casa, mantenham as portas e janelas fechadas e, se possível, coloque toalhas molhadas sobre o rosto, afim de evitar inalação da mesma.
A exposição à fumaça pode causar irritação nos olhos e mucosas, sendo prejudicial as pessoas, principalmente para que tem problemas respiratórios.
Segundo os médicos efeitos da inalação de fumaça tóxica são severos, com sintomas como tosse intensa e sensação de sufocamento. Caso as pessoas tenham esses sintomas devem procurar auxílio médico.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Brigada Militar/RS