Furacão Erin ameaça o Caribe e ventos podem chegar a 225 km/h

O Furacão Erin ganhou força na manhã deste sábado (16), no Oceano Atlântico, e atingiu a categoria 5, a classificação máxima na Escala de Intensidade do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC – Sigla em inglês).

Foto: NHC/Reprodução

Segundo informações do NHC, o furacão deve atingir o Caribe nas próximas horas, com ventos de até 255 km/h. A orientação das autoridades é para que os moradores deixem suas residências próximas ao mar, e que busquem abrigo em casas de amigos e parentes e, se necessário, em abrigos públicos.

Até a última atualização, feita pelo NHC, o furacão estava a cerca de 170 km de distância da Costa de Anguilla, ilha localizada no Caribe. O fenômeno climático se movia a uma velocidade de 28 km/h.

O Furacão denominado de Erin é o primeiro da temporada de 2025, que deve se estender até 30 de novembro, segundo informações de meteorologistas e especialistas, ouvidos pela equipe de reportagem do Campo Grande Notícias.

Ainda de acordo com os meteorologistas, há risco de inundações e alagamentos, deslizamento de terra e avalanches na Região do Caribe. Tempestades Tropicais devem atingir as ilhas de St. Martin, St. Barts e St. Maarten.

Por enquanto, não há previsão de que o Furacão Erin atinja o litoral do Caribe. As ondas, de até 3 metros, no entanto, podem chegar as ilhas de Porto Rico, Turks e Caicos já neste fim de semana.

A Guarda-Costeira dos Estados Unidos (EUA) anunciou na tarde de sexta-feira (15) o fechamento de seis portos em Porto Rico e dois nas Ilhas Virgens. Todas as embarcações estão proibidas de zarpa e atracar, a menos que possuam autorização prévia das autoridades para fazê-los.

Já as autoridades das Bahamas prepararam abrigos públicos para receber possíveis desabrigados e desalojados.

Com informações das Agências Ansa, Deutsche Welle e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo