Frio impulsiona movimento de bares e restaurantes em destinos turísticos de inverno

Estabelecimentos da Serra Gaúcha e de Campos do Jordão registram aumento no fluxo de clientes com a chegada das baixas temperaturas

Com a previsão de um inverno mais rigoroso em 2025, bares e restaurantes localizados em destinos tradicionalmente procurados durante o frio, como Canela (RS) e Campos do Jordão (SP), já sentem os efeitos positivos da queda nas temperaturas. A expectativa no setor é de crescimento no faturamento, impulsionado tanto pelo clima quanto pelo aumento do fluxo turístico.

Foto: Freepik

Em Canela, o restaurante Empório Canela já se prepara para a alta temporada. “Historicamente, períodos mais frios impulsionam o turismo e o consumo na região, especialmente de pratos mais encorpados, vinhos e sobremesas quentes. O comportamento do público muda com o clima, e isso se reflete diretamente no faturamento”, afirma Alan Togni Erthal, sócio-proprietário do estabelecimento.

Já em Campos do Jordão, o frio demorou a chegar, mas os sinais de retomada no movimento já são percebidos. “Estamos em maio e vimos várias ondas de calor. As primeiras geadas só apareceram no fim do mês”, observa Anouk Migotto, chef e sócia do restaurante Casa Bambui. Mesmo com as mudanças climáticas, ela destaca o impacto das temperaturas baixas na movimentação do restaurante: “Dependendo se há feriado, o movimento pode ser mais que o dobro”.

As baixas temperaturas chegam em um momento oportuno, em que 59% dos empresários do setor operam sem lucro, segundo pesquisa recente da Abrasel. Em um cenário de margens apertadas, a queda nos termômetros representa um alívio para empreendedores que contam com o movimento turístico para equilibrar as finanças e impulsionar as vendas.

Para atender à demanda e proporcionar experiências ainda mais acolhedoras, os estabelecimentos reforçam seus cardápios e investem no conforto dos ambientes. No Empório Canela, pratos sazonais ganham espaço. “Introduzimos opções mais aconchegantes, como sopas e cremes artesanais, massas e cortes de carnes preparados lentamente. Também reforçamos a carta de vinhos com rótulos selecionados para harmonizar com a gastronomia e as baixas temperaturas”, explica Togni.

Na Casa Bambui, pratos à base de queijos ganham protagonismo no menu, junto a vinhos pensados para os dias frios. Antes mesmo de reformular o cardápio, no entanto, o foco está no bem-estar dos clientes. “Investimos em conforto térmico para garantir que o público se sinta acolhido desde o primeiro momento”, completa Anouk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo