A história do surfe contada através da evolução das pranchas é uma das atrações no Porto de Santos Surfe Festival, que será realizado no próximo domingo (12), no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar. O evento patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, terá entrada gratuita com o objetivo de promover a integração Porto-Cidade.

Foto: Divulgação
A mostra de equipamentos conta com relíquias como a réplica da primeira prancha usada no Brasil nas ondas santistas, feita de madeirite, ainda na década de 30. Serão cerca de 200 peças do acervo criado pelo historiador da modalidade, Diniz Iozzi, o Pardhal, expostas no espaço construído pela Prefeitura Municipal de Santos para abrigar o Museu do Surfe.
“Cada prancha tem sua história valiosa de surfistas que abriram caminho para transformar o surfe hoje nessa potência esportiva. Hoje temos o maior acervo e mais estudado, além do maior número de exposições realizadas desde 1999. Mais de um milhão de pessoas já visitaram nossas mostras nômades itinerantes, levando a cultura de praia através das histórias do surfe”, destaca Pardhal, um dos organizadores do Porto de Santos Surfe Festival.
Para ele, o mais importante é que cada prancha tem o seu histórico e as pessoas podem ler as histórias de cada equipamento e o que representam em cada época. “O conteúdo descrito em cada prancha é o maior atrativo intelectual de conhecimento histórico. O público vai conhecendo a evolução do material”, ressalta Diniz.
Junto à exposição de pranchas, o Porto de Santos Surfe Festival contará com mostras do acervo do Museu do Porto de Santos, exposição fotográfica, shows musicais, aulas gratuitas de surfe e o grande atrativo, o desafio do maior número de surfistas em longboard na mesma onda. “Será um dia para a família se divertir no Quebra-Mar, conhecer mais a cultura do surfe e promover essa relação Porto-Cidade”, ressalta.
1º Porto de Santos Surfe Festival é homologado pela Confederação Brasileira de Surfe e patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal.
Fonte: FMA Notícias