Uma forte explosão atingiu nesta terça-feira (27), uma usina química na Província de Shandong, no Leste da China, causando a morte de pelo menos cinco pessoas, deixando outras 19 feridas e provocando o desaparecimento de pelo menos duas pessoas.

Crédito: Reprodução/Twitter/@PDChina
Segundo informações da imprensa chinesa, a explosão aconteceu em um galpão da empresa, onde são armazenadas pesticidas, produtos farmacêuticos e outros produtos químicos.
A explosão provocou um incêndio, tendo uma densa coluna de fumaça, que se desprendeu do local, atingido os céus da cidade. Algumas casas e estabelecimentos comerciais tiveram que ser evacuados.
Equipes de emergência, formadas por mais de 200 bombeiros e cerca de 55 viaturas foram mobilizadas e enviadas para o local da explosão, que foi isolado. As ruas próximas foram interditadas.
A Empresa Shandong Youdao Chemical foi evacuada e todos os funcionários, que não ficaram feridos, foram liberados e retornarem para suas casas. Portas e janelas de residências foram fechadas e os moradores próximos do local da explosão cobriram os rostos com toalhas molhadas.
O Ministério de Gestão de Emergências da China informou que a situação já foi controlada e que os bombeiros estão tentando controlar as chamas, evitando que elas se alastrem ainda mais.
Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que moradores de vilarejos próximos da empresa tiveram suas casas atingidas pela explosão. Apesar dos danos não serem muitos, os vidros de portas e janelas estilhaçaram, causando ferimentos leves em algumas pessoas.
A Empresa Shandong Youdao Chemical pertence ao grupo Himile, que também é proprietário da Himile Mechanical Essa empresa está listada na bolsa cujas ações caíram quase 4% na tarde de hoje.
A empresa foi fundada em 2019 e ocupa uma área de aproximadamente 47 hectares. Ela possui cerca de 300 funcionários e produz e comercializa tecnologia para pesticidas entre outros produtos.
O Governo da China informou que as autoridades competentes já iniciaram uma investigação para apurar as causas da explosão e do incêndio e, se possível, identificar possíveis responsáveis pelo acidente.
Com informações da Agência Xinhua