Os Estados Unidos (EUA) decretaram nesta sexta-feira (23), estado de emergência em decorrência da tempestade de neve que assola várias regiões do país. As fortes nevascas já atingem os Estados de Nova York, Geórgia e Mississipi. Cerca de 170 milhões de pessoas foram afetadas.

Tempestade de neve atinge os EUA e já provocam transtornos em Nova York. — Foto: X / Reprodução
Segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, as tempestades de neve devem se intensificar nas próximas horas e devem causar transtornos à população, já que as nevascas afetam o setor de transporte, principalmente os aeroportos.
Até o momento, as autoridades norte-americanas registraram o cancelamento de mais de 800 voos. Estradas foram interditadas, trazendo dificuldades para os motoristas. Há relatos de acidentes, já que as pistas estão escorregadias.
Escolas e universidades foram fechadas, assim como teatros, cinemas e prédios públicos. Não há previsão para a volta à normalidade desses serviços.
Os meteorologistas alertam para os danos causados pelas tempestades de neve, especialmente nas áreas atingidas pelo excesso de gelo nas pistas. A sensação térmica pode chegar a – 46º C em algumas regiões dos Estados Unidos, como Dakota do Norte e Minnesota.
O estado de emergência é uma declaração formal de que as condições são extremamente graves, o suficiente para exigir a coordenação e recursos em nível estadual, com o objetivo de garantir a segurança da população e, sobretudo para pedir assistência federal.
Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado










