EUA bombardeiam e invadem a Venezuela

Nicolás Maduro e esposa são presos

Os Estados Unidos (EUA) bombardearam e invadiram neste sábado (03), a Venezuela, e retiram do cargo de presidente e líder do país, Nicolás Maduro. Ele e a esposa foram detidos e estão sendo levados para Nova York, nos Estados Unidos, onde permanecerão presos, acusados de narcoterrorismo.

Navio anfíbio USS Iwo Jima, que Donald Trump diz ter transportado Nicolás Maduro e a esposa após serem capturados em Caracas, capital da Venezuela. O navio aparece navegando no mar do Caribe. — Foto: Logan Goins/Marinha dos Estados Unidos/Cortesia

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em entrevista coletiva, que os norte-americanos irão pacificar a Venezuela e controlar a exploração de petróleo no país.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, após meses de especulações e de operações marítimas próximo à costa da Venezuela, os Estados Unidos atacaram neste sábado (03) diversos pontos de Caracas, capital da Venezuela, e capturaram o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa. Eles foram levados a Nova York em um navio de guerra norte-americano.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Claire Leavitt, declarou que o presidente Trump determinou que os Estados Unidos administrem a Venezuela de forma interina, e que as petroleiras norte-americana em solo venezuelano administrem as reservas de petróleo no país.

Ainda de acordo com Karoline Leavitt, Trump teria afirmado que a intenção dele é ampliar o domínio norte-americano no Hemisfério Ocidental.

Ainda segundo Donald Trump, os EUA assumirão o governo da Venezuela interinamente, até que um grupo formado por norte-americanos e venezuelanos, façam ima transição de poder. Ele, porém, não especificou de que forma e nem quando isso ocorreria, afirmando que em breve informará que serão os indicados para formar o grupo de transição.

Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela“, declarou Donald Trump, durante um pronunciamento para detalhar a operação de captura de Maduro e da esposa.

Segundo o presidente norte-americano, Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados em Caracas, capital do país, pelos agentes que participaram do ataque dos EUA à Venezuela.

Com informações das Agências Ansa, Deutsche Welle e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo