O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (16) que “grandes empresas” desejam comprar o TikTok, além de ter estendido o prazo para resolver o futuro da rede social em território nacional até 16 de dezembro.

Presidente declarou que conseguiu compradores para rede social | Ansaflash
Em uma breve declaração sobre o assunto, o republicano mencionou que existe um acordo para a venda da plataforma, além de garantir que “várias grandes empresas desejam comprá-la”.
De acordo com a Reuters, o pacto entre EUA e a China sobre o TikTok é parecido ao fechado anteriormente, que foi suspenso pelo gigante asiático após o anúncio de tarifas de Trump. O negócio ainda deverá incluir uma participação da Bytedance.
Citando fontes, o Wall Street Journal, por sua vez, mencionou que as operações americanas do aplicativo deverão ser controladas por um consórcio de investidores que inclui Oracle, Silver Lake e Andreessen Horowitz.
O periódico acrescentou que uma nova entidade será criada para operar o TikTok nos EUA, com 80% de propriedade de investidores americanos e 20% de acionistas chineses. Os usuários serão solicitados a migrar para um novo app que a popular rede social está desenvolvendo e testando.
O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou em uma entrevista à CNBC que Trump estava disposto a deixar o TikTok ser encerrado no país, e isso foi “o que mudou o jogo” nas negociações com Pequim.