Diretor de Narcos dará aula de direção cinematográfica neste sábado em Campo Grande

Fernando Coimbra participa do Festival Curta Campo Grande na tarde deste sábado

O Festival Curta Campo Grande vive amanhã um de seus momentos mais aguardados: a Aula Magna de Direção Cinematográfica com o cineasta Fernando Coimbra, um dos nomes mais potentes do audiovisual brasileiro. Diretor do aclamado O Lobo Atrás da Porta — longa premiado no Brasil e no exterior, considerado um dos filmes mais importantes da última década — Coimbra também assinou episódios de séries internacionais de grande repercussão, como Narcos, da Netflix, e dirigiu produções como Os Enforcados, A Dama do Lotação – A Série e Outsider, além de integrar equipes em projetos para HBO e Amazon Studios. Sua presença em Campo Grande representa uma grande oportunidade para quem deseja aprofundar o olhar e a sensibilidade na direção.

Diretor Fernando Coimbra – Foto: Divulgação

Coimbra chega ao festival trazendo uma perspectiva madura sobre o ofício, construída entre sets independentes e megaproduções globais. “O maior desafio quando trabalhamos em diversos projetos é manter o frescor no olhar. Com o tempo, aumenta o risco de se engessar em fórmulas pré-concebidas. Meu maior aprendizado tem sido me manter interessado em experimentar novos caminhos, sem perder o frescor de quando fiz meus curtas e meu primeiro longa”. A fala sintetiza seu compromisso com a busca constante por novas formas de ver, escutar e narrar — algo que será compartilhado com o público nesta aula especial.

A atividade, realizada em parceria com o Paradiso Multiplica, reforça o compromisso do Festival Curta Campo Grande com a formação cinematográfica, criando pontes entre profissionais iniciantes e criadores que se consolidaram no cenário nacional e internacional. Coimbra, que começou filmando curtas sem recursos, enfatiza a importância de trabalhar com o que se tem à mão. “A gente precisa encarar sempre o pouco recurso como aliado, porque ele impõe limites. A linguagem do filme se beneficia das saídas criativas que você encontra para driblar esses limites. O curta-metragem é um grande laboratório, façam filmes de todos os tamanhos, porque é assim que você encontra a sua voz”.

Além da técnica, o diretor afirma que a troca é um dos pilares da formação audiovisual. “Uma das formas mais efetivas de aprendizado é ouvir o relato de profissionais com experiências diferentes da tua. Iniciativas como a da Paradiso e do Festival Curta Campo Grande são fundamentais para o fortalecimento dos talentos locais. Não se solidifica uma indústria de cinema sem isso”. O festival, ao incluir esta aula magna em sua programação, reafirma seu papel na construção de caminhos para que novos realizadores do estado possam se conectar com redes nacionais e expandir suas perspectivas criativas.

Com entrada gratuita, a Aula Magna promete reunir estudantes, realizadores, produtores e apaixonados por cinema em uma manhã dedicada ao pensamento, à escuta e à prática. É um encontro que amplia horizontes e que coloca Campo Grande no centro de uma conversa essencial sobre criação, linguagem e futuro do audiovisual brasileiro.

O evento é uma realização da Corixo Produções e conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com execução da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundac (Fundação Municipal de Cultura). Tem como apoio da Fundação de Turismo de MS, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Governo do Estado de MS e Paradiso Multiplica, além de parcerias com a Aliança Francesa, Capivas Cervejaria, TransCine – Cinema em Trânsito e Projeto Paradiso. Mais informações pelo site www.festivalcurtacampogrande.com ou Instagram @festivalcurtacampogrande.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO – 15 DE NOVEMBRO

14h

Teatro do Mundo

Mostra Curta Doc II

82 min — Classificação indicativa: 14 anos

  • Jardim de Pedra, de Daphyne Schiffer Gonzaga e Rodrigo Rezende (16min) – MS
  • Palavra, de DF Fiuza (20min) – BA
  • Koi e o Rio, de Ricardo Pieretti Câmara e Maurício Copetti (27min) – MS

14h

Casa de Cultura

Sessão Acessível

  • A Última Porteira, de Rodrigo Rezende (27 min) – MS
  • Peixe Morto, de João Fontanelle (13 min) – CE
  • Cavalo Marinho, de Leo Tabosa (22 min) – PE
  • Quando Eu For Grande?, de Mano Cappu (15 min) – PR
  • Jardim de Pedra, de Daphyne Schiffer Gonzaga e Rodrigo Rezende (16min) – MS

15h15

Teatro do Mundo

Aula Magna

Direção Cinematográfica

com Fernando Coimbra

16h

Casa de Cultura

Mostrinha

42 min — Classificação indicativa: Livre

  • + Forte, de Ara Martins (6min) – MS
  • Mundinho, de Gui Oller, Pipo Brandão e Ricky Godoy (9min) – SP
  • Jornada, de Carolina Orige (7min)
  • Fermento, de Juliana Rolim (5min) – SP
  • Zacimba Gaba: a princesa de Cabinda, de Thiago Fernandes Coelho (5min) – MG
  • Tsuru, de Pedro Ananias (6min) – BA
  • Graphyte, de Florencio Pereira Neto (4min) – SP

18h30

Teatro do Mundo

Encontro com Realizadores

21h

Teatro do Mundo

Cerimônia de premiação

Homenagem a Cândido Alberto da Fonseca

Exibição do curta Conceição dos Bugres, de Cândido Alberto da Fonseca

Lançamento do livro Cine Fronteira, de Jaminho

Entrega dos troféus

Pocket show com Begèt de Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo