Destino Miringuava amplia opções de turismo responsável na natureza na Grande Curitiba

Roteiro em São José dos Pinhais reúne 11 empreendimentos certificados, com experiências gastronômicas, vivências em sítios de agricultura familiar e intenso contato com a natureza

O Destino Miringuava, roteiro turístico em São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba, ganhou cinco novas opções de visitação. Agora, são 11 empreendimentos que fazem uso de diversas práticas sustentáveis e oferecem atrações como colheita de frutas, cafés coloniais, vinícolas, trilhas em meio à Mata Atlântica, vivências em propriedades da agricultura familiar e hospedagem em ecopousadas.

Rancho Caminho das Águas é uma das atrações do roteiro – Foto: Gabriel Marchi

É uma excelente opção de lazer para os finais de semana ou períodos de férias. Ao visitar esses espaços, os turistas podem viver experiências únicas em meio à natureza e ainda contribuir para o fortalecimento de negócios sustentáveis, que ajudam a conservar uma região estratégica para o abastecimento de água de São José dos Pinhais e da Grande Curitiba”, afirma Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e representante do movimento Viva Água, iniciativa que mobiliza os empreendedores locais.

Para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os empreendedores da região passaram por capacitação de oito meses promovida pelo Sebrae-PR, em parceria com o Viva Água, que contempla um diagnóstico em diversos critérios sociais, econômicos, ambientais e culturais.

O objetivo foi assegurar que os empreendimentos atendam a altos padrões de sustentabilidade. Acreditamos que esses locais possam se tornar referência na recuperação de ecossistemas naturais e no estímulo ao empreendedorismo de impacto positivo”, explica Fernanda Pesarini Tarli, gestora dos projetos de Turismo – Regional Leste do Sebrae-PR.

Além da qualificação para aprimorar a gestão sustentável, os empreendimentos certificados tiveram acesso a ferramentas financeiras e linhas de crédito, destinadas a promover adaptações e melhorias de infraestrutura. “Todo o trabalho realizado na região pelo movimento Viva Água, há mais de cinco anos, demonstra como o turismo responsável pode contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais, considerando práticas ecológicas, o envolvimento dos moradores locais e o empoderamento econômico”, diz Karam.

Bacia do Rio Miringuava possui vocação natural para o turismo rural e o ecoturismo, pois além dos atrativos ecológicos, a região oferece uma rica herança cultural e gastronômica. “Os colonos europeus que chegaram na região ao longo do século passado construíram histórias e tradições que certamente precisam ser conhecidas. O roteiro combina esse legado com a possibilidade de conexão genuína com a comunidade local e a natureza”, completa Karam.

Conheça as atrações do Destino Miringuava:

La Choupana – Colha e pague de morangos

Sítio de agricultura familiar com produção de morangos, campo de girassóis, piquenique e café colonial. Destaque para o sistema de irrigação inteligente e cultivo em estruturas recicladas. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. (@lachoupana001)

Chácara Vailati – Hortas, frutas e produtos coloniais (novo no roteiro)

Colha e pague de morangos, hortaliças e, sazonalmente, uvas e ponkans. Loja com geleias, licores, sucos e artesanato. Atende com café colonial e almoço mediante agendamento. (@chacara.vailati)

Rancho Caminho das Águas – Agricultura orgânica e educação ambiental

Conta com trilhas, degustação de mel de abelhas nativas, biofábrica de defensivos naturais e experiências educativas para escolas e famílias. Visitas mediante agendamento. (ranchocaminhodasaguas.com)

Vinícola Araucária – Degustação e enoturismo

Imersão no processo de produção de vinhos, com trilhas, mirante, cachoeira, restaurante e hospedagem. Também conta atrações sazonais, como ‘colhe e pague’ de frutas da região. Visitação aberta diariamente. (vinicolaaraucaria.com.br)

Ecopousada Estância Carmelo – Natureza e descanso

Casas campeiras em meio à Mata Atlântica, com redário, ofurôs, trilhas e área de lazer. Área de restauração florestal com agrofloresta. Agendamento por whatsapp. (@estanciacarmello)

Rancho do Sena – Pousada ecológica e camping (novo no roteiro)

Hospedagem rústica, trilhas, observação de fauna e horta orgânica. Espaço para eventos e day use. Atendimento diário com reservas. (@ranchodosena)

Cantina Zanchetta – Tradição italiana (novo no roteiro)

Rodízio de massas, pisa da uva e o premiado café no parreiral, em meio à natureza. Aberto aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. (@cantinazanchetta)

Kawiarnia – Café colonial polonês (novo no roteiro)

Receitas típicas, como pierogi, sopas e bolos, preservam a cultura da Colônia Murici. Ambiente familiar e aconchegante. Aberto das 12h (sábados) ou 11h30 (domingos) até as 19h.(@kawiarniacafecolonial)

Chácara das Vaquinhas – Gastronomia e eventos (novo no roteiro)

Refúgio rural com destaque para a costela fogo de chão e o festival do caranguejo. Atende com day use e eventos, com agendamento. (chacaradasvaquinhas.com.br)

Orquidário das Araucárias – Flores e conhecimento

Comércio e assessoria no cultivo de orquídeas, com visitação aberta de terça a domingo. Atendimento para grupos mediante agendamento. (@orquidario_das_araucarias)

Ecoguaricana – Ecoturismo guiado

Agência especializada em trilhas e passeios pela Mata Atlântica, com refeições incluídas e experiências em grupo ou individuais. (ecoguaricana.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo