
Deslizamento de terra atinge a região de Ucayali, em Urubamba, no Peru – Crédito: Michael Goulding/Cortesia
Um deslizamento de terra ocorrido na manhã desta segunda-feira (1º), próximo ao Porto Fluvial de Ucayali, na Região Central do Peru, causou a morte de pelo menos 12 pessoas e deixou outras 30 desaparecidas. A região onde aconteceu o incidente é de selva, segundo informações da Agência Andina.
Testemunhas disseram que o deslizamento de terra arrastou e afundou ao menos duas embarcações com passageiros a bordo que estavam ancoradas as margens de um rio.
As equipes de resgate conseguiram resgatar seis feridos e 12 corpos de vítimas fatais. Ao menos 30 pessoas estão desaparecidas.
Uma fonte da polícia local informou que o acidente aconteceu por volta das 05h (horário local), e as 07h (horário de Brasília), tendo a Balsa Rápida da Oriente naufragado em seguida. Outra embarcação, a Deo Rigo, ficou seriamente danificada e foi rapidamente esvaziada.
Equipes das Polícias, dos Bombeiros, da Defesa Civil e da Marinha foram mobilizadas e enviadas para a região, que se encontra isolada.
Uma equipe seguiu para o local de helicóptero, que decolou do Aeroporto de Pucallpa em direção a região de Iparia. A aeronave transportava, além da equipe, uma carga contendo alimentos, água potável e equipamentos.
Os feridos foram socorridos e encaminhados para o Centro de saúde de Iparia. As equipes de resgate continuam os trabalhos de busca e salvamento.
Entre as vítimas estão crianças, professores, médicos e moradores ribeirinhos.
Com informações das Agências Estado e Brasil










