Corpo de pianista brasileiro é encontrado em Buenos Aires, na Argentina

As autoridades argentinas divulgaram na tarde deste sábado (13), a informação de que o corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, que estava desaparecido há aproximadamente 50 anos, enfim foi encontrado em Buenos Aires, capital da Argentina. A Embaixada do Brasil já foi oficialmente informada.

Pianista brasileiro Francisco Tenorio Cerqueira Júnior, morto pela ditadura militar argentina em 1976 — Foto: Reprodução

De acordo com informações das autoridades brasileiras e argentinas, o pianista viajou em 1976 para Buenos Aires, para participar de um show, juntamente com os músicos brasileiros Toquinho, Vinicius de Moraes, Mutinho e Azeitona. Todos participavam de uma turnê pela América Latina. Eles participariam de shows no Uruguai, Chile e Argentina.

Francisco Tenório Cerqueira Júnior desapareceu em 18 de março de 1976. Ao terminar o show, ele e os demais amigos seguiram para o Hotel Normandie, em Buenos Aires, onde iriam passar a noite.

O pianista avisou os amigos que iria sair do hotel para comprar cigarros e desde então, não foi mais visto. Acredita-se que ele tenha sido preso por militares argentinos, que deram um golpe de Estado logo em seguida.

O corpo encontrado foi identificado, através das digitais, como sendo o do pianista brasileiro.

Em nota, a Embaixada do Brasil em Buenos Aires divulgou o seguinte comunicado à imprensa:

A embaixada do Brasil foi oficialmente informada sobre a identificação dos restos mortais do pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenorinho, desaparecido em Buenos Aires na noite de 18 de março de 1976, nas vésperas do golpe militar na Argentina“.

Tenorinho, como era carinhosamente conhecido, se mostrou um mestre da música instrumental brasileira. Ele conseguiu fazer a fusão da Bossa Nova com o Jazz.

A Embaixada do Brasil em Buenos Aires agradeceu as autoridades argentinas por ter encontrado o corpo do brasileiro em solo argentino.

Nos últimos dias, graças ao trabalho da Justiça Argentina na busca da verdade sobre os desaparecidos, foi possível saber que o corpo de um homem encontrado em Don Torquato em 20 de março de 1976, dois dias após o desaparecimento, era Tenorinho. A Embaixada do Brasil em Buenos Aires agradece à Câmara Federal de Recurso e à Procuradoria de Crimes de Lesa Humanidade pelos esforços dedicados à resolução deste importante caso e à busca de Memória, Verdade e Justiça.”

Com informações das Agências Ansa, Brasil e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo