Corixo Cineclube exibe o irreverente “Ato Noturno” e o curta-metragem sul-mato-grossense “Sebastian”

Após o sucesso da primeira edição, que lotou a Estação Cultural Teatro do Mundo, o Corixo Cineclube realiza sua nova sessão gratuita no dia 19 de fevereiro (quinta), às 19 horas, com a exibição de dois filmes premiados: o longa-metragem “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e o curta sul-mato-grossense “Sebastian”, de Cainã Siqueira.

Cenas do filme ‘Ato Noturno’ – Foto: Divulgação

Com uma proposta curatorial voltada à valorização do cinema brasileiro contemporâneo e de obras que não integram o circuito comercial da capital, a sessão reafirma o compromisso do projeto com a diversidade estética, temática e regional do audiovisual.

Exibido em importantes festivais nacionais e internacionais, o thriller erótico “Ato Noturno” acompanha Matias, um ator em início de carreira que busca sua primeira grande oportunidade em Porto Alegre, ao integrar um respeitado grupo de teatro. A chegada da notícia de que uma grande série será gravada na cidade intensifica rivalidades, desejos e disputas de poder. Para alcançar o papel dos sonhos, Matias precisa lidar com convenções de gênero, ambições pessoais e o conflito entre visibilidade e identidade.

Ao se envolver com Rafael, um político que também vive sua própria encenação social, o protagonista se vê imerso em uma dinâmica tão opressora quanto sedutora. Com uma narrativa envolvente e ousada, o filme convida o espectador a ocupar uma posição de voyeur dos embates íntimos de seus personagens, explorando performances simbólicas e literais — no palco, no sexo e nas relações de poder. O longa estreou no Festival de Berlim e recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior.

Direção: Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Elenco: Gabriel Faryas (melhor ator no Festival do Rio e no Mix Brasil), Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller, Kaya Rodrigues e Larissa Sanguiné
Classificação indicativa: 18 anos

Cena do Filme ‘Sebastian’ – Foto: Divulgação

Abrindo a sessão, o público confere o curta-metragem “Sebastian”, que narra a jornada de um caminhoneiro que, após um acidente na estrada, passa a enfrentar o colapso de sua sanidade em meio a alucinações e sentimentos de culpa. Ambientado em Campo Grande e região, o filme utiliza o isolamento das paisagens locais como reflexo da angústia interna de seu protagonista.

Com uma estética realista e sensorial, o curta mergulha o espectador na mente de Sebastian, compartilhando lapsos de memória, visões perturbadoras e a sensação constante de instabilidade. “Sebastian” foi premiado como melhor curta-metragem sul-mato-grossense no Festival Curta Campo Grande 2025.

Direção: Cainã Siqueira

Elenco: Aurélio Miranda Filho, Lívia Lopes, Sabrina Lima, Tero Queiroz, Matheus Diésey e Fernando Lopes Lima

Classificação indicativa: Livre

A sessão de fevereiro do Corixo Cineclube traz uma novidade muito especial: a abertura contará com o show da cantora Luciana Fisher, que interpretou canções inesquecíveis do cinema brasileiro na abertura do Festival Curta Campo Grande, recebendo muitos elogios do público. A artista retorna ao palco para repetir o pocket show, ampliando a experiência do cineclube e reforçando o diálogo entre cinema e música brasileira.

Sobre o Corixo Cineclube

O Corixo Cineclube é um projeto da Corixo Produções, em parceria com a Estação Cultural Teatro do Mundo, com apoio da Vitrine Filmes na programação do primeiro trimestre de 2026 e curadoria do cineasta Dannon Lacerda.

Com sessões mensais seguidas de debates abertos ao público, o projeto tem como foco a exibição de curtas e longas-metragens brasileiros que não integraram o circuito comercial da capital sul-mato-grossense. A iniciativa busca ampliar o acesso ao cinema nacional, estimular o pensamento crítico e fortalecer o diálogo entre obras, realizadores e espectadores.

A exibição de “Ato Noturno” evidencia ainda a carência de janelas exibidoras para o cinema brasileiro em Campo Grande, uma vez que o filme segue em cartaz no país, mas não entrou na programação comercial da capital — reforçando a urgência da regulamentação da Lei da Cota de Tela.

Trailer de Sebastian

Trailer Ato Noturno:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo