Nos últimos anos, a tendência de um estilo de vida mais voltado ao esporte cresceu bastante, especialmente nas corridas. É um fenômeno que vem da busca por qualidade de vida e por saúde física e mental.

Crédito: SementsovaLesia/iStock
A maior onda de informação sobre os benefícios do esporte levou à popularização de eventos de maratonas e corridas de rua por todo o Brasil. Hoje em dia, o esporte é visto como uma forma de expressão de estilo: o da estética fitness. Com isso, o design esportivo surfa na onda e se moderniza cada vez mais.
Década de 70
Na década de 70, o design esportivo era basicamente voltado para a funcionalidade. As roupas e os calçados eram desenvolvidos em prol do conforto e da praticidade para a performance dos atletas.
Os materiais eram básicos, como algodão e nylon, com cores geralmente neutras e primárias, sem explorar muito a moda no âmbito esportivo. Foi quando começou o desenvolvimento de tênis específicos para as práticas.
Anos 80
Os anos 80 marcaram a introdução de cores vibrantes e estampas e o crescimento da influência da cultura pop. Assim, a prática esportiva foi tomada como estilo de vida, em um contexto em que marcas de moda investiram em campanhas voltadas para o público jovem e urbano.
Nas roupas, surgiram tecidos sintéticos leves e respiráveis, como o poliéster. Neste período, o design começou a ser percebido como uma forma de identidade.
Década de 90
Os avanços tecnológicos significativos no design esportivo começaram na década de 90. O conforto e o desempenho foram garantidos com materiais que absorvem suor, como o spandex.
Os tênis de corrida ganharam amortecedores e solados especializados para diferentes modalidades de esporte. Atualmente, eles continuam seguindo tendências da moda e do conforto tecnológico.
Nesta época, a estética do esporte continuou evoluindo com designs mais ousados e se unindo ao estilo streetwear.
Y2K
Nos anos 2000, nos quais a estética ficou conhecida por Y2K (years 2000), a personalização era o principal ponto em qualquer artigo de moda. Tudo era pensado para alcançar diferentes níveis de desempenho e atingir o ápice.
A tecnologia avançou com tecidos inteligentes de regulação térmica, e também neste período surgiu o “athleisure”, a moda esportiva no estilo urbano. Isso fez com que os itens fossem estilosos para poderem ser usados no dia a dia.
Além disso, o design esportivo como ícone fashion fez com que marcas fizessem parcerias com famosos para customizar roupas e calçados.
De 2010 a 2020
Nas últimas décadas, o design esportivo ganhou um novo objetivo: a sustentabilidade e o eco-friendly. A preocupação crescente com o meio ambiente abriu espaço para materiais reciclados e processos mais conscientes.
Também houve tecnologias digitais, com apps de monitoramento para promover uma prática personalizada. A inclusão se tornou prioridade, com linhas de roupas para diferentes tipos físicos, gêneros e necessidades.
As tendências de moda e as altas tecnologias continuam na busca de unir funcionalidade, conforto e estética para a geração que mais valoriza saúde e estilo. O intuito é auxiliar a performance, enquanto reflete personalidade e consciência ambiental.