Com o foco em gestão e desenvolvimento territorial, Encontro de Líderes reúne mais de mil participantes em Campo Grande (MS)

Iniciativa do Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio da Semadesc, trouxe palestras e painéis voltados para levar conhecimento as lideranças de MS

Encontro de Líderes reuniu mais de mil participantes no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande – Crédito: Divulgação

Mato Grosso do Sul vive um momento único de crescimento econômico, impulsionado pela chegada de novos investimentos e pelas oportunidades de internacionalização geradas com a consolidação da Rota Bioceânica. Para fortalecer o papel estratégico das lideranças na condução desse desenvolvimento, o Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realizaram nessa sexta-feira (11), o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores. O evento reuniu mais de mil participantes no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e marcou o início das ações do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora.

De acordo com o governador, Eduardo Riedel, a ação levou conhecimento e estimulou o trabalho conjunto. “É inspirador ver este auditório lotado de lideranças de todo o Estado reunidas para um dia de aprendizado, troca e construção coletiva. Quando prefeitos, vereadores e gestores se colocam no lugar de aprender e planejar juntos, o desenvolvimento acontece. Estamos vivendo um momento importante de fortalecimento das lideranças locais, com uma visão de futuro baseada em políticas públicas estruturadas. Essa mobilização, promovida em parceria com o Sebrae, é um reflexo do espírito de cooperação que tem transformado o Mato Grosso do Sul em um exemplo nacional de gestão integrada e desenvolvimento sustentável”, pontuou Riedel.

Representantes do poder público, iniciativa privada e do terceiro setor prestigiaram o evento realizado nessa sexta-feira (11). – Crédito: Divulgação

Para o secretário da Semadesc e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, no cenário de crescimento econômico em que Mato Grosso do Sul está inserido, a atuação das lideranças torna-se ainda mais estratégica e exige compromisso com o planejamento e alcance de resultados, por isso a importância de qualificar quem está à frente das tomadas de decisão.

As pessoas elegem seus líderes porque esperam algo melhor. Mas transformar essa expectativa em realidade requer estratégia, equipe capacitada e mecanismos de avaliação. Transformar promessas em políticas públicas efetivas é o que diferencia gestores comprometidos, e é isso que estamos fazendo em Mato Grosso do Sul. Se acreditarmos que somos o Estado com maior investimento público e o terceiro com menor taxa de desemprego por sorte, não precisaríamos estar aqui hoje. Mas se entendermos que isso é fruto de liderança, planejamento e gestão, então estamos no caminho certo”, afirmou Verruck.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento integra uma estratégia nacional do Sebrae voltada à qualificação de lideranças locais, reconhecendo que fortalecer a atuação desses agentes é essencial para estimular a criação de políticas públicas e estratégias que favoreçam o ambiente de negócios e impulsionem o desenvolvimento sustentável dos municípios e das pequenas empresas.

O Encontro de Líderes é uma oportunidade para fortalecer o papel da liderança que pensa no futuro do seu município. Ao reunir prefeitos, secretários e representantes da sociedade, queremos entregar ferramentas práticas e conhecimento para que todos possam criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios, que são a base da economia local. O nosso foco é a inclusão produtiva e a valorização de quem faz a roda da economia girar todos os dias nas cidades sul-mato-grossenses”, afirmou.

O evento contou com a presença de lideranças de todo o Estado, como o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual, Gerson Claro, e o procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, além dos conselheiros do Sebare/MS: presidente da Faems, Alfredo Zamlutti; presidente da AMEMS, Fernando Ribeiro Martins; o diretor do Sistema Fecomércio, Adeilton Feliciano do Prado; o vice-presidente da Faems, Nilson dos Santos; o professor da UFMS, Marcelo Turine; e o gerente de Clientes e Negócios II da Caixa Econômica Federal, Pablo Roges Ribeiro.

Conhecimento e troca de experiências

Com uma programação robusta, composta por painéis e palestras, o evento reuniu especialistas e lideranças com grande representatividade para compartilhar conhecimento com o público. Entre os convidados estiveram a senadora Tereza Cristina e o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, que contribuíram para o debate a partir de diferentes perspectivas com o painel “Liderança que constrói pontes”, mediado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Painel “Liderança que constrói pontes” contou com a participação da senadora Tereza Cristina e do presidente da Assomassul Thalles Tomazelli. – Crédito: Divulgação

Na data, os participantes pontuaram a importância do diálogo entre os líderes para gerar mudanças positivas na sociedade, considerando um trabalho conjunto. “Liderar é ter coragem, propósito e empatia. Não se trata apenas de agradar, mas de tomar decisões difíceis e transformar realidades. O trabalho do Sebrae/MS ao formar mais de 500 lideranças mostra que é possível promover mudanças concretas quando se tem responsabilidade e disposição para ouvir e construir juntos”, enfatizou a senadora Tereza Cristina.

O encontro também trouxe a palestra “Liderança na gestão pública” com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e promoveu reflexões com especialistas como o estrategista em comunicação Sérgio Augusto de Andrade, conhecido como Arapinha, que liderou a campanha de marketing de João Dória; e o historiador Leandro Karnal, um dos principais pensadores contemporâneos do país.

Por meio da palestra “Poder e propósito: O papel do gestor na construção de territórios sustentáveis”, Karnal trouxe insights a respeito da atuação das lideranças. “O verdadeiro líder não é quem impõe, mas quem inspira e serve. Liderar, hoje, exige mais do que autoridade — exige conhecimento técnico, sensibilidade humana e consciência social. É preciso estudar, ouvir e enxergar o todo. Quanto mais alto se está, mais pessoas se deve servir. Essa é a transição que precisamos: sair da figura do chefe autoritário para o gestor que constrói sustentabilidade com propósito”, concluiu.

Leandro Karnal foi um dos especialistas convidados para ministrar palestra durante o evento. – Crédito: Divulgação

Palestras com a refugiada síria que se destacou no empreendedorismo, Myria Tokmaji; e com o consultor do Sebrae/MS e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, em Minas Gerais, Ângelo Roncalli, também fizeram parte da programação. Quem participou do encontro, como a vice-prefeita de Cassilândia, Sumara Ferreira Leal, que também atua como secretária municipal de Turismo, Cultura e Esporte, destacou a importância de eventos como esse para o fortalecimento das lideranças locais.

Esse preparo qualifica nossas equipes, que estão em contato direto com a população, e gera impacto no desenvolvimento local. Na minha secretaria, por exemplo, temos nos inspirado e gerado oportunidades para que pequenos empreendedores da economia criativa gerem renda, movimentem seus negócios e fortaleçam o empreendedorismo local”, explicou.

Outra participante que aprovou a iniciativa foi Margarida Mateus da Silva, controladora geral da Prefeitura de Novo Horizonte do Sul e vice-presidente da agência de desenvolvimento Conevale. Para ela, iniciativas como o evento são fundamentais para fortalecer a atuação de lideranças nos municípios.

Essas ações trazem conhecimento e preparo para quem está na linha de frente, atuando diretamente nos territórios. São ações que despertam em nós o sentimento de pertencimento e o compromisso com o desenvolvimento local. Além disso, fomentar o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios são pilares essenciais para impulsionar a economia dos municípios. Quando fortalecemos nossas lideranças e valorizamos os pequenos empreendedores, estamos construindo um território mais forte, sustentável e colaborativo”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo