Caso Zambelli: Sóstenes deseja apresentar uma carta ao governo de Meloni

Parlamentar poderá se encontrar com líderes da direita italiana

O líder da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, afirmou que vai solicitar ao governo italiano que não permita a extradição da deputada Carla Zambelli (PL), presa na última terça-feira (29) em Roma.

Carla Zambelli

Condenada a 10 anos de prisão no Brasil, Carla Zambelli está na Itália | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Agência Câmara de Notícias

Zambelli foi detida pelas autoridades italianas com base em uma ordem de captura internacional da Interpol, emitida a partir de um pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), que a condenou a 10 anos de prisão.

“No caso julgado pela Suprema Corte brasileira, a deputada Zambelli não teve o direito ao contraditório, ampla defesa e devido processo legal respeitados pelo ministro Alexandre de Moraes, que julgou sua Ação Penal em dois anos e meio, o que evidencia o caráter inconstitucional da medida e a clara perseguição política”, diz o documento que poderá ser entregue ao governo da primeira-ministra Giorgia Meloni.

“Vou tentar enviar o ofício pessoalmente”, afirmou o líder da bancada do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com múltiplas fontes, Sóstenes deverá embarcar rumo à Europa para acompanhar o caso de Zambelli. Questionada nesta quinta-feira (31), a assessoria de imprensa do parlamentar não confirmou a viagem.

Existe a expectativa que Sóstenes mantenha encontros com líderes da direita italiana.

Zambelli deverá passar por uma audiência de custódia amanhã (1º) em Roma. Na ocasião, a Justiça local poderá decidir se permanecerá presa, cumprirá prisão domiciliar ou responderá em liberdade enquanto tramita o processo de extradição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo