O brasileiro Gui Khury fez história neste domingo (9) ao vencer a etapa do Pro Tour STU São Paulo, no Vale do Anhangabaú, região central da capital. O jovem skatista alcançou 99 pontos em sua melhor volta e quebrou o recorde mundial da modalidade vertical, também chamada de vert.

Gui Khury durante a competição em São Paulo | Pablo Vaz/Divulgação
No início do ano, Khury já havia igualado o feito do ídolo Bob Burnquist, um dos maiores nomes do skate, com 98 pontos em Porto Alegre. Agora, superou sua própria marca e passou a deter sozinho a maior nota já registrada na história da categoria.
O pódio teve ainda Luigi Cini, também brasileiro, com 98 pontos, e Rony Gomes, em terceiro lugar, com 92. A competição avaliou a execução, a altura e a dificuldade das manobras feitas em uma rampa em formato de “U”, conhecida como half pipe. Além de brasileiros, o evento reuniu competidores de Portugal, Suécia, Estados Unidos e Dinamarca. A pista foi projetada pelo skatista Sandro Dias, o Mineirinho,
Após o título, Khury disse que precisou ir além do limite para conquistar o resultado. “Hoje foi bem difícil, tive que me superar bastante. Na primeira, já fiz um 94. Na segunda, tirei um 97 adicionando mais uma outra manobra. Na terceira, acrescentei um ‘Flip Melon de front’ e um ‘Flip Indy 36’. As duas me ajudaram muito a tirar essa nota altíssima”, contou o atleta, que completa 17 anos em dezembro.
A competição marcou mais um capítulo da ascensão de Gui Khury, que vem quebrando recordes desde muito jovem. Em 2020, aos 11 anos, ele já havia se tornado o primeiro skatista do mundo a completar um 1080 — três giros completos no ar — em uma rampa vertical.
Cini elogiou o desempenho do amigo e explicou a manobra que garantiu sua melhor nota. “Acho que, até agora, só eu e um japonês fizemos essa. É quando o skate gira um 900, mas é uma manobra que envolve muito o flip, então eu giro um 540 com o corpo e o skate gira um 900 de rotação lateral. Estou bem feliz de ter conseguido encaixar ela na linha, nunca tinha feito antes.”
Resultado Final do Skate Vertical
1º – Gui Khury (BRA) – 99,00
2º – Luigi Cini (BRA) – 98,00
3º – Rony Gomes (BRA) – 92,00
4º – Thomas Augusto (POR) – 90,00
5º – Hampus Winberg (SUE) – 88,20
6º – Luke Kahler (USA) – 87,10
7º – Viktor Solmund (DIN) – 85,90
8º – Pedro Barros (BRA) – 75,00










