Entre os dias 11 e 13 de julho, Chamonix, na França, será o cenário de mais uma etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, reunindo os principais nomes da modalidade nas categorias Guiada e Velocidade. E o Brasil estará presente, com atletas que vêm se destacando tanto nacional quanto internacionalmente.

Felipe Ho na Copa do Mundo de Escalada em Innsbruck 2025. Foto: Lena Drapella/IFSC
Na Guiada masculina, Davi Peres e Felipe Ho retornam ao circuito, enquanto a equipe feminina contará com Anja Köhler e Mariana Hanggi. O grupo chega embalado após competir recentemente na etapa de Innsbruck, na Áustria, uma das mais desafiadoras do calendário.
Na ocasião, Anja Köhler se destacou ao conquistar sua melhor performance na Copa do Mundo até agora, alcançando a 33ª colocação na Guiada Feminina, um avanço significativo diante do alto nível técnico da etapa. Anja segue em um processo contínuo de evolução, com resultados constantes dentro do Top 40 mundial, aproximando-se cada vez mais de avançar para uma semifinal, seu principal objetivo para o ano. Caso isso aconteça, o Brasil voltaria a ter atletas em semifinal de Copa do Mundo após quase 20 anos de ausência.
Na Velocidade, o destaque é Pedro Egg, atual recordista brasileiro da modalidade. Após competir em Denver (EUA), ele retorna ao circuito com o objetivo de bater seu próprio tempo e consolidar ainda mais sua posição entre os escaladores mais rápidos da América do Sul.
A etapa de Chamonix é uma das mais emblemáticas do calendário da IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva), conhecida pelo cenário impressionante aos pés do Mont Blanc e por atrair grandes públicos. A participação brasileira é parte da estratégia de fortalecimento da presença do país nas competições internacionais, de olho em vagas olímpicas e no desenvolvimento técnico dos atletas.

Pedro Egg na Copa do Mundo de Escalada em Denver 2025. Foto: IFSC
A modalidade Guiada
A escalada Guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presentes nos Jogos Olímpicos. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.
Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor.
O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.
A modalidade Velocidade
Atualmente, a prova mais rápida dos Jogos Olímpicos, com tempos de corrida abaixo dos 5s, a modalidade ganhou grande destaque em Paris, com uma disputa própria por medalhas.
As provas da modalidade velocidade ocorrem em uma parede padrão, com 15 metros de altura e 5º de inclinação negativa. Os atletas competem em 2 fases: uma qualificatória onde o objetivo é marcar o melhor tempo possível, e uma fase final em modelo eliminatório, com 2 atletas correndo lado a lado. O atleta que chegar ao topo primeiro ganha.

Anja Köhler na Copa do Mundo de Escalada em Innsbruck 2025. Foto: Lena Drapella/IFSC
A CBEscalada
A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).
A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.
A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.

Anja Köhler na Copa do Mundo de Escalada em Innsbruck 2025. Foto: Lena Drapella/IFSC
Serviço
Cronograma
Sexta-feira (11/07) – Velocidade
13h45 – 15h15 Qualificatórias Femininas e Masculinas
Sábado (12/07) – Guiada
4h – 12h – Qualificatórias Masculinas e Femininas