Bomba da época da Segunda Guerra é encontrada em Paris, na França

O artefato explosivo está intacto e deve ser removido e/ou detonado em segurança nas próximas horas

Uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial, ainda intacta e não detonada, foi encontrada na manhã desta sexta-feira (07) em Paris, capital da França, e provocou um caos na cidade, já que várias estações de trem tiveram que ser fechadas, além de evacuações de moradores de áreas próximas.

Bandeira da França – Foto: Pixabay/Cortesia

De acordo com informações das autoridades locais, a bomba foi localizada por operários de uma obra que está sendo realizada no local. O artefato explosivo estava parcialmente enterrado próximo aos trilhos de uma estação de trem.

Por precaução, as autoridades francesas determinaram o fechamento imediato de várias estações de trem, que tiveram o serviço suspenso por tempo indeterminado.

As viagens de trem em Paris e arredores foram suspensas, incluindo o Eurostar, cujo tráfego foi suspenso. A Estação de Gare du Nord, a estação de trem mais movimentada do país foi fechada e o tráfego foi interrompido.

O tráfego do Eurostar, trem que cruza o Canal da Mancha por meio de um túnel, ligando a França com o Inglaterra, também foi suspenso, provocando o caos nos dois países.

Equipes das Polícia, dos Bombeiros e do Esquadrão Antibomba foram acionadas e enviadas para o local, que foi isolado. Todos os operários que trabalhavam na obra foram retirados do local, assim como os passageiros que estavam em duas estações de trem.

Uma área de aproximadamente 1,6 quilômetros ao Norte da Gare du Nord foi interditada e todos os moradores foram retirados de suas casas e estabelecimentos comerciais. Vários prédios foram esvaziados e fechados.

Bomba da época da Segunda Guerra encontrada em Paris – Foto: Departamento de Polícia de Paris/Cortesia

A bomba, ainda intacta, foi encontrada parcialmente enterrada no meio dos trilhos, por operários de uma obra noturna de manutenção, na região de Saint-Denis, no subúrbio de Paris.

Bombas da época da Segunda Guerra Mundial são encontradas com facilidade em toda a Europa, já que países como a França, Itália e Alemanha sofreram bombardeios quase diários, que vitimaram milhares de pessoas.

Os bombardeios feitos por britânicos e americanos tinham como alvos principais, as ferrovias francesas e alemãs, com o objetivo de interromper o esforço de guerra da Alemanha Nazista. Lembrando, que na época, a França foi invadida pelos alemães, e eles controlavam grandes partes do território francês, incluindo a capital Paris.

Ainda não há informações sobre a bomba encontrada hoje em Paris, se as autoridades policiais irão desativá-la e/ou detoná-la de forma segura.

O tempo necessário para desativar e/ou detonar o artefato explosivo vai depender do tamanho e do peso da bomba e, sobretudo, do acesso a ela.

O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, disse em entrevista coletiva que as pessoas que residem nas proximidades do local onde a bomba foi encontrada, não precisam se preocupar, porque os trabalhos para desativar e/ou detonar o explosivo será feito em total segurança.

Philippe Tabarot destacou, no entanto, que caso seja necessário retirar as pessoas de suas casas e estabelecimentos comerciais, isso será feito, mas garantiu que todos deverão estar de volta as suas casas no fim da tarde de hoje.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo