A cantora mirim Bianca Frazão emocionou o público nesta segunda-feira (21) ao publicar em suas redes sociais um vídeo e fotos de 2019, quando, ainda criança, foi convidada por Preta Gil para subir ao palco e dançar com ela durante um evento no Brás, em São Paulo.

Foto: Divulgação
O gesto simbólico de acolhimento tomou ainda mais relevância após o falecimento da artista no último domingo (20/07/2025), aos 50 anos, em Nova York, onde estava em tratamento experimental para um câncer de intestino, diagnosticado em janeiro de 2023.

Foto: Divulgação
Preta enfrentou uma longa e dolorosa batalha contra a doença, envolvendo cirurgias extensas, incluindo procedimento de 18 horas em dezembro de 2023, retirada do útero, colostomia e UTI prolongada no Sírio‑Libanês, além de procedimentos nos EUA e quimioterapias que visavam prolongar a remissão . Durante todo esse processo, ela mostrou-se transparente, resiliência e engajada na luta contra o câncer, sensibilizando o Brasil para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao estigma.

Foto: Divulgação
Mais do que uma artista reconhecida por sua voz potente e alegria contagiante, Preta foi uma voz forte contra o racismo, a gordofobia e a LGBTQIA+ fobia, desde criança, protagonizou atos de resistência, como se beijar em protesto por uma fala homofóbica na escola.
Para Bianca, esse convite para dançar foi um divisor de águas: “Ela me fez sentir especial. Aquilo me marcou pra sempre”, relembrou a jovem. Hoje, a pequena cantora segue trilhando seu caminho, inspirada pela generosidade e luta da amiga que mudou sua vida no palco pela primeira vez.

Foto: Divulgação
Em meio ao luto nacional, a homenagem de Bianca reforça o legado da Preta: uma mulher que dançou, cantou e lutou com coragem, amor próprio e empatia, e que continuará viva, eterna, pelo que fez e inspirou.
Confira: