Audi Concept C antecipa o design dos futuros modelos da marca

Cupê conceitual revela linguagem de design "Feel Audi” que estará presente em todos os novos carros da empresa

Além da nova geração do Q3, já com montagem confirmada para o Brasil, a participação da Audi no Salão de Munique 2025 tem o cupê Concept C como grande destaque. O modelo é o primeiro trabalho do italiano Massimo Frascella, novo designer-chefe da marca, e antecipa linguagem de design “Feel Audi”, que estará presente em todos os próximos lançamentos da empresa daqui para frente.

Audi Concept C

Concept C estreia nova filosofia de design ‘Feel Audi’ | Divulgação

O formato da carroceria e o estilo ousado remetem diretamente ao icônico TT, mas a Audi faz questão de frisar que não há qualquer relação entre os modelos. O próprio CEO da marca, Gernot Döllner, esclareceu que não se trata de um sucessor. “Ele está exatamente no meio termo entre o TT e o R8”, disse. O conceito terá uma versão de produção própria a ser lançada com um nome diferente – ainda não definido.

Audi Concept C

Audi Concept C dispensa vidro traseiro | Divulgação

O design, por sua vez, está praticamente pronto e pouco mudará quando o carro final chegar ao mercado. Segundo Frascella, as diferenças entre o esportivo comercial e o conceito serão mínimas, de modo que o resultado de seu trabalho já pode ser avaliado. A essência das linhas, de acordo com o chefão, toma como base a expressão “simplicidade radical”.

Mudança de rota

A entrada em vigor do estilo “Feel Audi” representará uma mudança significativa nos caminhos estilísticos da marca. A linguagem atual, criada pelo alemão Marc Lichte e ainda presente em modelos recém-lançados, como a terceira geração do Q3, faz uso de traços complexos e grades falsas, por exemplo. Já na linguagem do Concept C, não há elementos falsos e não funcionais, de modo que a forma geral é simples e clara.

Audi Concept C

Audi Concept C tem multimídia que pode ser recolhida no próprio painel | Divulgação

Os faróis e lanternas estreitos são compostos por elementos retangulares de LED orientados verticalmente, que podem criar um efeito animado dependendo da versão. Por dentro, a filosofia “simplicidade radical” passa a sensação de minimalismo e sofisticação. Chama atenção ainda a tela multimídia de 10,4 polegadas que foi projetada para ser recolhida no próprio painel quando necessário.

Plataforma de Porsche

Ao todo, o Concept C mede 4,35 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,23 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 1.650 kg, um número bastante razoável para um carro elétrico. A Audi chama o Concept C de roadster com capota rígida dobrável, mas, na verdade, é um targa ou um cupê-cabriolet – como preferir.

Audi Concept C

Audi Concept C tem faróis de LED com efeito animado | Divulgação

A ausência de vidro traseiro e as proporções do motor central conferem ao conceito uma semelhança adicional com o Auto Union Type C, que tinha um potente motor V16 posicionado atrás do piloto. O esquema será o mesmo no Porsche 718 de nova geração, que compartilhará com o Audi a plataforma e diversos componentes mecânicos.

Audi Concept C

Audi Concept C chegará ao mercado em 2027 com novo nome | Divulgação

Sobre a motorização, a Audi ainda faz mistério. No entanto, especulações apontam para um propulsor único com tração traseira na versão de entrada e motores elétricos duplos, com tração integral, nas configurações de topo. O lançamento deverá acontecer em 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo