Além da nova geração do Q3, já com montagem confirmada para o Brasil, a participação da Audi no Salão de Munique 2025 tem o cupê Concept C como grande destaque. O modelo é o primeiro trabalho do italiano Massimo Frascella, novo designer-chefe da marca, e antecipa linguagem de design “Feel Audi”, que estará presente em todos os próximos lançamentos da empresa daqui para frente.

Concept C estreia nova filosofia de design ‘Feel Audi’ | Divulgação
O formato da carroceria e o estilo ousado remetem diretamente ao icônico TT, mas a Audi faz questão de frisar que não há qualquer relação entre os modelos. O próprio CEO da marca, Gernot Döllner, esclareceu que não se trata de um sucessor. “Ele está exatamente no meio termo entre o TT e o R8”, disse. O conceito terá uma versão de produção própria a ser lançada com um nome diferente – ainda não definido.

Audi Concept C dispensa vidro traseiro | Divulgação
O design, por sua vez, está praticamente pronto e pouco mudará quando o carro final chegar ao mercado. Segundo Frascella, as diferenças entre o esportivo comercial e o conceito serão mínimas, de modo que o resultado de seu trabalho já pode ser avaliado. A essência das linhas, de acordo com o chefão, toma como base a expressão “simplicidade radical”.
Mudança de rota
A entrada em vigor do estilo “Feel Audi” representará uma mudança significativa nos caminhos estilísticos da marca. A linguagem atual, criada pelo alemão Marc Lichte e ainda presente em modelos recém-lançados, como a terceira geração do Q3, faz uso de traços complexos e grades falsas, por exemplo. Já na linguagem do Concept C, não há elementos falsos e não funcionais, de modo que a forma geral é simples e clara.

Audi Concept C tem multimídia que pode ser recolhida no próprio painel | Divulgação
Os faróis e lanternas estreitos são compostos por elementos retangulares de LED orientados verticalmente, que podem criar um efeito animado dependendo da versão. Por dentro, a filosofia “simplicidade radical” passa a sensação de minimalismo e sofisticação. Chama atenção ainda a tela multimídia de 10,4 polegadas que foi projetada para ser recolhida no próprio painel quando necessário.
Plataforma de Porsche
Ao todo, o Concept C mede 4,35 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,23 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 1.650 kg, um número bastante razoável para um carro elétrico. A Audi chama o Concept C de roadster com capota rígida dobrável, mas, na verdade, é um targa ou um cupê-cabriolet – como preferir.

Audi Concept C tem faróis de LED com efeito animado | Divulgação
A ausência de vidro traseiro e as proporções do motor central conferem ao conceito uma semelhança adicional com o Auto Union Type C, que tinha um potente motor V16 posicionado atrás do piloto. O esquema será o mesmo no Porsche 718 de nova geração, que compartilhará com o Audi a plataforma e diversos componentes mecânicos.

Audi Concept C chegará ao mercado em 2027 com novo nome | Divulgação
Sobre a motorização, a Audi ainda faz mistério. No entanto, especulações apontam para um propulsor único com tração traseira na versão de entrada e motores elétricos duplos, com tração integral, nas configurações de topo. O lançamento deverá acontecer em 2027.