Astrônomos descobrem planeta semelhante à Terra na Via Lactea

Acredita-se que o planeta tem 50% de chances de ser habitável

Astrônomos norte-americanos divulgaram na manhã desta quinta-feira (29), a informação de que um novo planeta foi localizado na Via Lactea, sendo que este possui cerca de 50% de chances de possuir água líquida e de permitir a presença humana.

Pesquisadores descobrem planeta semelhante à Terra na Via Láctea — Foto: Nasa/Divulgação

Os astrônomos descobriram o novo planeta, do tamanho da Terra, e com grandes chances de ser habitável, a cerca de 150 anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea. O planeta foi batizado de HD 137010 b.

Essa descoberta foi realizada por pesquisadores da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), em parceria com cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford, tendo sida publicada na Revista Astronphysical Journal Letters.

O planeta HD 137010 b possui um tamanho parecido com o da Terra, cerca de 6% maior, e sua órbita é em torno de uma estrela, a uma distância comparável à que o Planeta Marte mantém do nosso Sol.

Por essa razão, os pesquisadores descreveram o recém-planeta descoberto como um “ponto de encontro entre a Terra e Marte.

Essa posição coloca o novo planeta na chamada ‘zona habitável de sua estrela’, termo este utilizado na astronomia para definir a região em que, em teoria, poderia existir água líquida na superfície e capaz de suportar vida humana.

Apesar do interesse gerado pela descoberta do novo planeta, ele ainda não foi oficialmente confirmado. No artigo publicado pelos cientistas e pesquisadores, ele é classificado como um possível “candidato”, porque precisa de pelo menos mais uma observação para que sua existência seja comprovada de forma científica e definitiva.

As condições ambientais encontradas no planeta, no entanto, impõem limites importantes à ideia da presença de seres humanos, já que o seu Sol é mais frio e menos brilhante. Com isso, o planeta receberia menos de um terço da quantidade de luz que a Terra recebe.

Já com relação das temperaturas no planeta, a máxima na superfície seria de -68º C.

Resumindo, somente com novas observações e estudos é que os astrônomos poderão confirmar se o Planeta HD 137010 b é de fato um planeta e, sobretudo, avaliar se existe a possibilidade de permitir a presença de seres humanos nele.

Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo