App conecta motoristas a ferros velhos e facilita procura por peças

Com frota envelhecida, aumenta procura por componentes retirados de outros veículos

Um aplicativo desenvolvido por uma empresa de Santa Catarina ajuda donos de carros a encontrarem peças usadas. O Ferro Velho App conecta desmanches credenciados pelo Detran a clientes que buscam por itens específicos, muitas vezes difíceis de encontrar.

Ferro Velho

Aplicativo encontra peças de ferro-velho | Reprodução

O empresário Ricieri Faviero buscava peças para customização de uma picape. “Essa Saveiro é a mais simples que existe e a gente tá pintando ela, colocando peça de Saveiro mais completa, Amarok, os bancos são de Land Rover. Então, um pouco de cada carro pra montar uma super Saveiro”, contou.

O mercado de reposição de peças no Brasil movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano. Com uma frota cada vez mais envelhecida – a média é de dez anos e nove meses, segundo o Sindipeças -, cresceu também a procura por componentes usados. O cenário aqueceu o setor de desmanches credenciados.

Foi nesse contexto que surgiu a ideia do app. “Na concessionária, a peça tinha um valor muito alto, mas não só pelo preço. Era preciso esperar de 6 a 8 meses pra chegar da fábrica. Aí a gente teve a sacada de começar a ligar de ferro-velho em ferro-velho na busca por peças originais com custo mais baixo”, explicou Vinicius Scapinni, criador do aplicativo.

Como funciona?

Os desmanches credenciados se cadastram e anunciam os veículos disponíveis para retirada de peças. O cliente seleciona o modelo desejado, entra em contato com o vendedor e inicia a negociação. “Tá dando certo, o pessoal tem gostado, até pelo fato de que todos os anunciantes são verificados. A gente não tem problema de golpes na plataforma e isso é bom para o cliente final”, contou.

“A gente tira as fotos, posta no aplicativo e aí o cliente fala: ‘Ah, eu quero a peça de uma BMW’. Clicou ali, aparece todas as BMW que tem no app. Aí tu seleciona o modelo que tu quer e entra em contato direto com quem tá vendendo”, explicou o cliente e empresário Matheus Schmidt.

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