O Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”), realiza em março de 2026 uma edição com foco no Mês da Mulher, reunindo atividades gratuitas na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. Entre 12 e 20 de março, a programação combina encontros, aulas e oficinas que ampliam o olhar sobre a cultura feita por mulheres. As inscrições já estão abertas no site.

Cantora Alcione – Foto: Divulgação
Os grandes destaques do mês são duas edições do “Baú de Estrelas”, atração em que o DJ Zé Pedro abre seu acervo pessoal (com discos raros, registros inéditos, fotos e documentos) para conduzir conversas intimistas com grandes ícones da música brasileira. No dia 12/03, quinta-feira, a convidada é Fafá de Belém, que participa do bate-papo e ainda canta algumas músicas acompanhada ao piano por João Rebouças. Já em 18/03, quarta-feira, o projeto recebe Alcione para um mergulho na trajetória da cantora, guiado por raridades audiovisuais e memórias que prometem surpreender até a própria homenageada. Os dois encontros acontecem às 18h.
Além das conversas, a nova edição do Parque de Ideias trabalha o protagonismo feminino na música por meio da oficina “As grandes cantoras do Brasil do século XX – Precursoras do protagonismo feminino”. No curso, que acontece entre os dias 16 a 19 de março, às 14h, o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour conduz quatro aulas com vasto material audiovisual, atravessando da Era do Rádio às transformações da MPB e do pop, para destacar como vozes femininas foram centrais na construção da música brasileira — de Carmen Miranda e Elizeth Cardoso a Elis Regina, Gal Costa, Clara Nunes, Rita Lee e a própria Alcione.
Já na palestra “Roteiro: de objeto a sujeito”, no dia 18, às 14h, a roteirista e escritora Manuela Cantuária propõe uma discussão sobre como estereótipos de gênero persistem nas narrativas e reverberam fora da ficção, oferecendo ferramentas críticas e criativas para a construção de personagens femininas complexas. Criadora de “As Seguidoras” e co-criadora da audiossérie “Ninguém com esse nome”, Manuela também integrou a equipe de roteiro do Porta dos Fundos e apresenta o podcast “Reparação Histérica”, ao lado de Tati Bernardi e Milly Lacombe.

Cantora Fafá de Belém – Foto: Divulgação
Completam a programação duas oficinas em parceria com professoras da PUC-Rio. Em “Processos da Escrita”, Adriana Maciel propõe exercícios de criação a partir da leitura de narrativas ficcionais, estimulando a construção de dicção própria e segurança no texto. As aulas acontecem entre os dias 17 e 20 de março, das 10h às 13h. Já em “Atuação para o Audiovisual”, Ana Kfouri, preparadora de elenco e doutora em Artes Visuais, trabalha com exercícios diante da câmera para preparar atores e atrizes para as exigências específicas da atuação audiovisual, mantendo a potência corpórea do trabalho. As aulas acontecem nos dias 16, 18 e 20, de 14h às 17h.
O Parque de Ideias acontece desde 2002 e está em sua quarta temporada. O projeto é uma realização da Debê Produções com patrocínio do Instituto BAT e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO PARQUE DE IDEIAS
De 12 a 20 de março de 2026
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro – Rio de Janeiro
Instagram Parque de Ideias: @oparquedeideias
Grátis. Livre.
Para participar é necessário se inscrever através do site: https://linktr.ee/oparquedeideias
BAÚ DE ESTRELAS COM DJ ZÉ PEDRO – FAFÁ DE BELÉM
12 de março, às 18h
BAÚ DE ESTRELAS COM DJ ZÉ PEDRO – ALCIONE
18 de março, às 18h
OFICINA “AS GRANDES CANTORAS DO BRASIL DO SÉCULO XX – PRECURSORAS DO PROTAGONISMO FEMININO” COM RODRIGO FAOUR
16 a 19 de março, às 14h
AULA “ROTEIRO: DE OBJETO A SUJEITO” COM MANUELA CANTUÁRIA
18 de março, às 14h
OFICINA “PROCESSOS DA ESCRITA” COM ADRIANA MACIEL
17 a 20 de março, das 10h às 13h
OFICINA “ATUAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL” COM ANA KFOURI
16, 18 e 20 de março, de 14h às 17h









