A cidade de São Paulo vive um Natal marcado por temperaturas altas e baixa umidade nesta quinta-feira (25). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura informa que a máxima média alcançou 35,6°C.

Onda de calor extremo em São Paulo | Reprodução
Segundo a Climatempo, a capital paulista atingiu um novo recorde de temperatura em 2025, com a maior máxima de 35,9°C, às 16h, registrada na estação meteorológica do Mirante Santana, na zona norte. A temperatura também é a máxima em 62 anos para um dia de dezembro.
A umidade relativa do ar caiu para índices próximos a 30%, abaixo do recomendado, segundo o CGE. Além disso, o calor associado à chegada da brisa marítima desencadeou pancadas de chuva esparsas em municípios vizinhos, conforme esperado.
Dezembro acumula 132,2 milímetros de chuva até o momento, o que equivale a 71,8% da média do mês, de 184,2 milímetros. Este número representa a maior máxima, para um dia de dezembro, desde 1998.
Alertas de calor e tempestades no Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas, ainda na quarta (24) para ondas de calor e tempestades em todo o estado de São Paulo e em regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo, entre outros estados. O INMEt também destacou risco de fortes pancadas de chuva em regiões isoladas.
Para o Sul do Brasil, tempestades mais intensas podem atingir áreas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, e ventos de até 100 km/h.
Fim de semana quente e abafado
A sexta-feira (26) e o sábado (27) seguem com padrão semelhante. Madrugadas quentes e tardes com sol e máximas acima de 34°C. Há previsão de pancadas rápidas de chuva no meio da tarde, provocadas pelo calor intenso e pela umidade que predomina nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Com um clima extremo afetando grande parte do país, cuidados com a hidratação e a exposição ao sol são fundamentais, especialmente para grupos de risco, como idosos e crianças.










