O Youtube traz para as mãos dos candidatos o potencial de gerar e distribuir conteúdo para uma audiência que alcance mais de 100 milhões de potenciais eleitores no Brasil, sendo maior que a TV a cabo entre as pessoas de 18 a 49 anos. 54% das pessoas no Youtube afirmam estar ali pela liberdade de expressão.
Este cenário plural e livre é ideal para disseminar ideias, propostas, criar diálogo e aproximar o candidato do eleitorado. Engana-se quem pensa que o Youtube só fala com os jovens, a rede possui 94% de penetração nas classes A, B e C e 60% das pessoas acima de 36 anos acessam Youtube ao menos uma vez por dia.
Esta é a primeira eleição onde a conectividade e o poder de gerar informação estará nas mãos de todos os candidatos igualmente, notem que gerar informação não significa potencial e investimento de mídia em redes sociais para disseminá-las, isto é assunto para outro artigo.
Certamente o caminho para Vencer as Eleições em 2018 passa por criar estratégias solidas de conteúdo relevante para Youtube. A chave é criar conteúdos autorais que falem diretamente com o público, apenas repetir a propaganda criada para TV será um tiro no pé.
Helenice Moura é MBA em Business Intelligence e palestrará sobre Estratégias de Marketing Eleitoral no Youtube no Congresso Vencer Eleições 2018, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de Março. As inscrições são gratuitas em www.vencereleicoes.com
Sobre o Congresso:
De 6 a 8 de março, às 15h, acontece a 1ª Edição do Congresso Estratégias para Vencer Eleições 2018. Totalmente gratuito e online, o evento de marketing político e campanhas eleitorais contará com os maiores profissionais do mercado, como: Helenice Moura, especialista em redes e mídias sociais, Gil Castilho, chairwoman da Sociedade Latino Americana de Marketing Político, Karina Kufa, professora coordenadora na especialização de direito eleitoral na Faculdade de Direito do IDP, Marcelo Weis, diretor Brasil da Associação Latinoamericana de marketing político, Amilton Augusto Kufa, especialista em direito público, José Cascão especialista em comunicação pública, entre outros.
O Congresso destina-se a assessores políticos, candidatos, membros de partidos, agências de comunicação, marketing, advogados e profissionais que atuarão nestas eleições a se prepararem com estratégias e técnicas assertivas, ferramentas digitais e como se defenderem dos robôs da internet. “Esta eleição será disputada em fake news, likes e reações. O cenário eleitoral 2018 será para profissionais”, afirma Helenice Moura.
*Helenice Moura é especialista em redes sociais.