O cineasta sul-mato-grossense Dannon Lacerda foi premiado como Melhor Diretor pelo curta-metragem As Marias na primeira edição do Roliúde Cine Fest, realizada entre os dias 3 e 5 de julho, na cidade de Cabaceiras (PB). O reconhecimento consolida a trajetória do filme, produzido em 2023, que já percorreu mais de 50 festivais nacionais e internacionais, conquistando sua 13ª premiação, além de um contrato de licenciamento para exibição no Canal Brasil.

Fotos: Divulgação
Conhecida como a “Roliúde Brasileira”, Cabaceiras ganhou fama por servir de cenário para mais de 30 produções audiovisuais, entre elas longas-metragens e séries de sucesso como Cangaço Novo. O festival reuniu realizadores de diversas regiões do país e contou com a presença de artistas como Bruno Garcia e Mayana Neiva, convidados por Meire Fernandes, diretora do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), que há 19 edições promove o cinema brasileiro nos Estados Unidos, sendo a idealizadora do mais novo festival paraibano.
Ao celebrar o prêmio, Dannon Lacerda destacou o caráter afetivo da obra e fez questão de dividir a conquista com toda a equipe.
“As Marias é um filme muito pessoal, realizado em Guia Lopes da Laguna, minha terra natal, e que foi exibido em diversos festivais de grande importância como o Festival do Rio, Festival Guarnicê, LABRFF, Curta Cinema, onde foi premiado como Melhor Curta Latino-Americano, e Curta Brasília. Por onde passa, cativa o público especialmente pelo carisma das minhas tias trigêmeas. O prêmio de Melhor Diretor é, na verdade, um reconhecimento ao trabalho da equipe que fez esse curta acontecer mesmo sem patrocínios“, comenta Dannon Lacerda.

Cena do Filme ‘As Marias’ – Foto: Divulgação
‘As Marias’ vai além de um retrato familiar. Entre relatos emocionantes e momentos de humor espontâneo, o documentário apresenta a história de três irmãs trigêmeas que cresceram em uma época em que as mulheres eram educadas para obedecer aos pais, aos maridos e à igreja. Ao mesmo tempo, registra costumes, memórias e tradições da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, onde cultura, culinária, música e identidade permanecem profundamente entrelaçadas em um território que, historicamente, já pertenceu ao país vizinho.
Desde sua estreia, o curta vem conquistando público e crítica pela delicadeza do olhar, pela autenticidade de seus personagens e pela valorização da memória e da cultura sul-mato-grossense. A conquista do prêmio de Melhor Direção no Roliúde Cine Fest reforça a relevância da produção no circuito audiovisual brasileiro e internacional, consolidando As Marias como um dos documentários de maior destaque produzidos recentemente em Mato Grosso do Sul.










