O Governo da Espanha divulgou na tarde desta segunda-feira (16), a informação de que o país irá fornecer ajuda humanitária a Cuba, através da Organização das Nações Unidas (ONU), já que a ilha permanece com o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos (EUA), iniciado em 1962.

Bandeiras da Espanha e Cuba – Foto: Divulgação
O Ministério das Relações Exteriores informou que a ajuda será feita através da ONU com suprimentos alimentícios e hospitalares, e que outros produtos poderão ser enviados a ilha caribenha.
Cuba vive uma profunda crise econômica desde que Donald Trump chegou ao poder em janeiro de 2025, assumindo o seu segundo mandato como presidente.
Analistas políticos ouvidos pela reportagem disseram que Donald Trump está exercendo uma forte pressão contra Cuba, visando principalmente derrubar o atual governo cubano e, principalmente, prejudicar a economia do país.
A decisão da Espanha acontece depois de uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, e o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodriguez.
Os dois países não divulgaram informações adicionais de como será realizada essa ajuda humanitária, como por exemplo, se a ajuda terá a entrega de petróleo, vital para Cuba neste momento difícil.
Lembrando que Donald Trump, proibiu a Venezuela, de exportar petróleo para Cuba.
Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado










