Explosão em estação de esqui deixa dezenas de vítimas na Suíça

Uma forte explosão atingiu nesta quinta-feira (1º de janeiro), um bar que fica localizado na Estação de Esqui de Crans-Montana, na Suíça, causando a morte de pelo menos 40 pessoas, que estavam festejando a passagem de fim de ano (2025-2026).

Imagem do interior do bar onde ocorreu a explosão e o incêndio em uma estão de esqui, na Suíça na madrugada desta quinta-feira (1º de janeiro de 2026) – Foto: Police Cantonale Valaisanne/Cortesia

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a estação de esqui fica localizada na fronteira entre a Suíça e a Itália. O governo italiano informou que as possíveis causas da explosão, que resultou em um incêndio, ainda são desconhecidas, mas que a suspeita é de incêndio e explosão acidental.

Por enquanto, as autoridades suíças e italianas descartam a possibilidade de ataque terrorista, porém pediu aos seus cidadãos que permaneçam em estado de atenção.

O número de feridos ainda não é oficial, tendo as vítimas sido socorridas em estado gravíssimo, e levadas às pressas para hospitais da região.

O chefe da polícia local, Frederic Gisler, informou que 100 pessoas ficaram feridas, a maioria em estado muito grave. Dois cidadãos franceses também ficaram feridos. O estado de saúde deles não foi informado.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália afirmou que o Governo da Suíça comunicou o incidente as autoridades italianas, porém não informou se existem italianos entre as vítimas.

O Consulado do Brasil em Genebra, na Suíça, informou que até o momento as autoridades italianas e suíças não informaram sobre possíveis vítimas entre brasileiros.

A explosão, que se transformou em incêndio logo depois, aconteceu por volta das 01h30min (horário local), sendo que o bar fica localizado dentro de um resort de esqui, conhecido por ser um destino de luxo, onde muitos turistas estrangeiros decidem passar o réveillon.

As causas da explosão e do incêndio ainda são desconhecidas, porém as autoridades acreditam que também podem ter sido causadas por um rojão que foi lançado por turistas.

Já duas turistas francesas, que estavam no bar, disseram que viram o incêndio começar, depois que uma garçonete acendeu velas de aniversário muito perto do teto rebaixado de madeira.

Ainda de acordo com as duas turistas, o fogo rapidamente se alastrou pelo teto, provocando pânico entre as pessoas que estavam dentro do bar. Ambas conseguiram descer por uma escada estreita, que as levou para o térreo, onde puderam deixar o prédio.

Já o embaixador da Itália na Suíça, informou que as autoridades suíças devem levar semanas para conseguir identificar os corpos das vítimas fatais.

A velocidade das chamas impossibilitou a saída de muitas pessoas, que ficaram ‘presas’ envoltas pelo fogo.

Equipes da Polícia e dos Bombeiros foram mobilizadas e rapidamente iniciaram os trabalhos para conter as chamas e evitar que elas se alastrassem ainda mais. Os policiais ajudaram a retirar as pessoas que ainda estavam dentro do bar.

A direção do Resort de Crans-Montana, onde fica localizado o bar, divulgou um comunicado oficial lamentando o ocorrido e se solidarizando com as vítimas e familiares, afirmando ainda que está colaborando com as investigações que estão sendo realizadas peas autoridades policiais e judiciária.

É com profunda tristeza e comoção que comunicamos a tragédia ocorrida em nosso destino na noite de 31 de dezembro de 2025 para 1º de janeiro de 2026“, diz o comunicado.

Com informações das Agências Ansa e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo