Tornado atinge a Serra Gaúcha e provoca danos

O fenômeno climático veio acompanhado de ventos de até 100 km/h

Crédito: Defesa Civil do RS/Cortesia

Um tornado atingiu a Serra Gaúcha na tarde de terça-feira (23), provocando danos a infraestrutura de várias cidades e causando destelhamento de casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. Não há informações sobre vítimas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o tornado que atingiu a Serra Gaúcha foi o 2º em 15 dias, e causou fortes rajadas de vento e chuva torrencial, que causaram estragos em vários municípios.

Casas foram destruídas e/ou danificadas, além se sofrerem com o destelhamento. Estabelecimentos comerciais, escolas, postos de saúde e prédios públicos foram destelhados, tendo a água da chuva alagado algumas edificações.

Imagens aéreas divulgadas na internet mostram destroços de residências espalhados em diferentes direções, característica típica de um tornado extratropical.

Crédito: Defesa Civil do RS/Cortesia

O Climatempo informou que as rajadas de vento alcançaram os 100 km/h, e que os danos foram mais sérios no município de Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul.

Na cidade de Vila Rica, as chuvas torrenciais vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento, que causaram o destelhamento de aproximadamente 15 residências. Uma escola de ensino fundamental também teve o telhado arrancado pelos ventos.

Na ocasião, a escola estava fechada e os estudantes estão de férias. Gilson Invernizzi, diretor do estabelecimento de ensino, no entanto, estava no local e viu o telhado ser arrancado pelo vento.

É estranho você olhar para cima e ver o céu. Foi o tempo de me abaixar, daí comecei a ver armários caindo do lado, bandeiras caindo em cima de mim. Foi assustador”, disse Gilson Invernizzi.

O Coordenador da Defesa Civil do município, Fábio de Arruda Mezadri, disse que por enquanto não há registro de vítimas, e que as equipes do órgão público estão oferecendo ajuda aos moradores afetados.

Nós tivemos queda de postes, vários destelhamentos, pessoas em princípio desabrigadas. Nós ainda estamos fazendo os atendimentos e verificando se elas têm local para ficar ou se elas vão necessitar de apoio do município“, afirmou.

Crédito: Defesa Civil do RS/Cortesia

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que duas árvores grandes caíram sobre duas ruas, bloqueando as pistas, sendo uma delas na Rua Pedro Antonello, no acesso ao Bairro Primeiro de Maio, e a outra, em uma estrada na Comunidade de São Luiz.

No Bairro Imigrante, as equipes da Defesa Civil atenderam uma ocorrência de destelhamento em uma residência. Lonas foram oferecidas aos moradores.

Um prédio localizado na Rua Luís Sebben, também foi destelhado, tendo lonas sido colocadas cobrindo a edificação para impedir a entrada da chuva e do vento.

Além de Farroupilha, o tornado também atingiu outros 17 municípios do Rio Grande do Sul. São eles: Cândido Godoy; Campos Borges; Erval Seco; Frederico Westphalen; Gaurama; Lajeado do Bugre; Porto Lucena; Porto Vera Cruz; Roque Gonzalez; Rondinha; Sananduva; Santa Rosa, Santo Cristo; Seberi; Senador Salgado Filho; Soledade e Tuparendi.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil/RS e das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo