Para muitas mulheres, o período menstrual é sinônimo de desconforto, inchaço e a tentação de passar o dia todo debaixo das cobertas. No entanto, a prática de atividade física pode ser uma poderosa aliada, transformando um momento de indisposição em um ciclo de força e bem-estar. Longe do mito de que “faz mal” treinar menstruada, manter-se em movimento pode aliviar significativamente os sintomas e proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais.

Crédito: Freepik/Cortesia
Isso acontece porque a prática regular de exercícios estimula a liberação de endorfina, hormônio que age como analgésico natural do corpo, contribuindo para amenizar cólicas e reduzir a sensação de mal-estar. Neste sentido, atividades leves ou moderadas, como ioga, alongamento ou caminhadas, podem ajudar a aliviar desconfortos e melhorar o humor. “Durante o período menstrual nosso corpo libera proteínas inflamatórias, que ajudam o corpo a menstruar, mas que em contrapartida podem provocar cólicas e desconfortos.”, explica a ginecologista Juliana Teixeira.
As variações hormonais típicas do período também podem levar à irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor. Nessas situações, exercícios aeróbicos e práticas focadas em respiração e relaxamento se destacam por equilibrar o estado emocional. A liberação combinada de serotonina e endorfina durante e após o treino funciona como um importante regulador do humor e ajuda a suavizar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TPM). “Não há, do ponto de vista médico, nenhuma contraindicação à prática de atividade física durante o período menstrual“, afirma a Dra. Juliana.
E para garantir conforto e segurança nesse período, é fundamental contar com produtos íntimos que acompanhem o ritmo das atividades diárias. Os absorventes Diana, da Softys, contam com tecnologia de alta absorção e formato que se adapta ao seu corpo, ideal para te acompanhar em todos os momentos.









