Um barco com 200 pessoas a bordo naufragou na noite de quinta-feira (27), no Lago Mai-Ndombe, na República Democrática do Congo, causando a morte de pelo menos 19 pessoas. Há pessoas desaparecidas.

Barco naufraga no Congo e mata ao menos 19 pessoas – Foto: Divulgação
De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a embarcação saiu do vilarejo de Kiri, em direção a capital do país, Kinshasa, quando adernou e naufragou, arrastando muitas pessoas para o fundo do lago.
O governador da província de Mai-Ndombe, Nkoso Kevani Lebon, confirmou a informação, mas ressaltou que as causas do naufrágio ainda são oficialmente desconhecidas, mas que já estão sendo investigadas.
Os barcos fluviais são o principal meio de transporte em áreas rurais do Congo, e muitas delas são obsoletas e não possuem peças de reposição. Os proprietários não costumam fazer a manutenção das embarcações.
Ainda de acordo com Nkoso Kevani Lebon, a causa provável do naufrágio seria um vento violento, que desativou um dos motores da embarcação.
“Ontem recuperamos nove corpos e hoje mais dez foram retirados da água, elevando o total para 19 mortos e 82 sobreviventes. A causa do incidente foi um vento violento no lago que desativou um dos dois motores do barco, fazendo com que ele virasse“, disse o governador da província, Nkoso Kevani Lebon.
Equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para a região. Mergulhadores estão trabalhando para tentar localizar possíveis vítimas que possam estar dentro e/ou sob a embarcação.
Com informações das Agências Ansa e NHK










